Como limpar mofo na parede e teto: jeito mais eficiente de fazer isso, adeus mofo!
Recife – PE, hoje, 06 de junho de 2022, por Jorsiley Porfirio. O mofo nas paredes internas não parece apenas desagradável. Além disso, pode ser um perigo para a saúde de sua família. Dependendo da quantidade e localização, sua presença também sugere um problema maior em sua casa: a infiltração de água.
Sendo assim, vamos nos concentrar em resolver o problema do molde. A solução é dupla: 1. controlar a umidade e 2. eliminar o bolor. Enquanto o primeiro pode ter uma abordagem mais complicada, dependendo da situação, o último muitas vezes pode ser feito com um pouco de alvejante, água e um pouco de graxa de cotovelo.
Indicado para você: Macarrão a carbonara: desse jeito fica cremosão igual ao do restaurante de rico!
Mas, como surge o mofo?
O mofo geralmente pode crescer em paredes pintadas, especialmente em áreas onde a umidade é um fator, como cozinhas e banheiros. As paredes também podem ser afetadas se o telhado ou as paredes externas forem infiltrados por água. Se o local permanecer úmido.
Além disso, ele pode começar a crescer e penetrar por toda parte. Quando isso acontece, ele deve ser removido e a pintura substituída, pois você não poderá se livrar de todo o mofo nessas circunstâncias.
Passo a passo para remover o mofo
Passo 1: avalie os danos

A princípio, se você notar mofo em qualquer parede interna, avalie a condição da parede e até que ponto o mofo assumiu. Se sua casa tiver gesso e ele estiver comprometido, desmoronando ou curvado e coberto com manchas pretas ou azuladas, ele precisará ser substituído.
Ou seja, se a parede for estruturalmente sólida, mas ainda estiver coberta de mofo, você poderá remover as manchas com um limpador e um pouco de esfregaço.
Bombou na net: como fazer brigadeiro sem leite condensado: o melhor brigadeiro de colher de todos!
Passo 2: prepare a área
Como você usará alvejante ou produtos químicos comerciais para remover o mofo, será necessário proteger as superfícies ao redor, como o piso, de qualquer tipo de derramamento que possa causar danos.
Sendo assim, cubra o chão com plásticos e prenda-os com fita adesiva para que não se movam. Não faz mal manter algumas toalhas velhas à mão para pegar qualquer derramamento.
Passo 3: se livrar do mofo
Por fim, melhor coisa para remover mofo e bolor das paredes é uma solução de água sanitária/água. Misture uma parte de alvejante para três partes de água e aplique com uma esponja ou pano. Há também várias soluções comerciais disponíveis em supermercados e armazéns.
Aplique com um pano dando batidinhas, não faça movimentos circulares. Pois, se você fizer isso, pode estar favorecendo a proliferação do microrganismo.
Caso você precise esfregar, utilize uma escova e depois passe um pano com água sanitária, sem enxaguar.
De acordo com o médico Ricardo Amorim Correa, em sua entrevista para o site da uol em 2021. “O mofo é um fungo e quando se reproduz, forma colônias, e são elas que dão aquele aspecto escuro, acinzentado ou esverdeado, às paredes e aos objetos e, enquanto faz isso, solta esporos, que ficam em suspensão no ar e acabam sendo inalados pelas pessoas”
Leia também: veja os principais benefícios da granola: incrível como ela ajuda no emagrecimento!
