Como posso comprovar a minha renda de autônomo?
Recife — PE, 31 de maio de 2022, por Vanessa Taís – Profissionais estão cada vez mais inventando novas formas de ganhar dinheiro, novos comércios estão surgindo, tudo isso como uma alternativa para fugir do desemprego no país. Mas como comprovar a renda de autônomo?
Segundo a Agência Brasil, no primeiro trimestre de 2022 o índice de desemprego atingiu 11,1%. Apesar de estar mostrando uma certa estabilidade, desde a última pesquisa do quarto semestre em 2021, esse número ainda é grande e preocupante. Outra pesquisa realizada pelo IBGE no ano de 2021, o Brasil bateu uma meta com mais de 28,8 milhões de pessoas autônomas no país.
A Coluna Casa e Receitas vai te ensinar como você pode comprovar sua renda de autônomo e não se preocupar mais com isso.
Renda de autônomo: como comprovar?
Contudo, leia mais: Imposto de renda: 5 dicas de como fazer da forma certa e bem contabilizada

Saber como comprovar sua renda é um desafio enorme para algumas pessoas, não saber o que fazer ou o que procurar é comum entre elas. Para qualquer coisa que o autônomo vá comprar é preciso o comprovante de renda, desde cartão até compra de imóveis.
Autônomo é todo aquele que trabalha por sua própria conta, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Então, se você faz parte dessa classe de trabalhadores, confira quais os meios que você pode usar para comprovar a sua renda.
1. Extratos bancário para comprovar renda de autônomo
Além disso, veja mais: Como fazer título de eleitor online? Veja esse passo a passo, e ficará tudo certo para votação
É o documento mais comum e mais pedido para comprovar a renda da maioria. Quase todo MEI possui uma conta corrente em que movimenta sua vida financeira, por isso, sempre realize transferências e pagamentos através de uma só conta. Todavia, instituições financeiras tendem a pedir extratos bancários com no mínimo 6 meses, assim, eles conseguem verificar a estabilidade de sua renda.
2. Decore
É emitido a partir de todos os seus rendimentos mensais, assim, só pode ser encaminhado por um profissional de Contabilidade qualificado para o serviço.
3. Imposto de renda
Muitos não sabem e acabam usando IRPF para comprovar sua renda, porém, esse comprovante não é aceito pelas maiorias das instituições. Assim, quando o imposto de renda é cobrado, o ano é referente ao anterior e, então, a renda não é atualizada.
4. Através de recibos e contratos
É importante você sempre emitir o recibo como comprovante do seu trabalho, isso é um grande facilitador para comprovar sua renda. Por isso, sempre peça para seu cliente assinar o recibo, se possível, realize uma assinatura de contratos.
Gostou das dicas? Para mais dúvidas é só comentar. E continue nos acompanhando para mais informações.
Mas, leia também: O que mudou no Imposto de Renda 2022? Saiba quem deve declarar e como fazer de forma correta
