Conheça alguns dos benefícios e malefícios do vinagre de maçã
O vinagre de maçã auxilia em alguns problemas de saúde, mas em excesso causa mal. Confira!
Recife — PE, 22 de maio de 2022, por Vanessa Taís – Antes de mais nada, o vinagre de maçã é um ingrediente bastante usado na preparação de alimentos, como, por exemplo: saladas, como tempero para carne, para o preparo do bolo e entre outros.
Você pode comprar seu vinagre nos mercados ou pode preparar ele em sua casa. Além disso, você já deve ter ouvido de muitas pessoas os benefícios que o vinagre de maçã proporciona a nossa saúde, porém deve ter se perguntado se tudo isso que falavam era verdade.
Leia mais: Como limpar dentadura com bicarbonato e vinagre? Faça isso sem esfregar
A Coluna Casa e Receitas reuniu alguns mitos e verdades sobre o vinagre de maçã para tirar todas as suas dúvidas sobre este ingrediente que vem sendo cada vez mais consumido.

Benefícios do vinagre de maçã
Intoxicação alimentar
A princípio, o vinagre possui propriedades capazes de destruir as bactérias causadoras da intoxicação alimentar, a mesma que é a causadora da diarreia. Dessa forma, o vinagre diminui o processo digestivo, responsável pelo endurecimento das fezes e a dificuldade na evacuação.
Efeito bactericida e auxilia no emagrecimento
Segundo alguns estudos, o vinagre de maçã possui propriedades suficientes capazes de matar cerca de 90% dos vírus e bactérias. Há estudos que comprovam a eficácia dele em auxiliar no emagrecimento, ele possui propriedades e nutrientes suficientes que além de promover uma maior saciedade, também elimina as gorduras do organismo.
Controle do açúcar no sangue
O vinagre de maçã controla os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de insulina e a oscilação. Além disso, os picos de insulina são responsáveis pelo aumento da gordura corporal.
Malefícios do vinagre de maçã
Confira: Como fazer vinagre em casa; não perca o passo a passo e produza uma maravilha, confira já
Problemas no estômago
O vinagre alivia problemas no estômago e ajuda no emagrecimento. Contudo, quando ingerido de forma indevida e excessiva, ele pode dificultar a absorção de nutrientes do seu organismo. É contraindicado para pessoas com doenças estomacais como, por exemplo, a úlcera.
Reposição de massa muscular
Apesar de ajudar no apetite e promover a saciedade, o vinagre é contraindicado para pessoas com doenças crônicas, como, por exemplo, perda do tecido muscular e desnutrição. Portanto, essas pessoas precisam de uma alimentação apropriada e precisam fazer a reposição de massa muscular e outros ingredientes. Para essas pessoas, o vinagre pode piorar a sua situação de saúde.
Clareamento dos dentes
Segundo o ditado popular, o vinagre pode ser usado para o clareamento dos dentes, isso é mentira, conforme matéria publicada pela CNN em 03/2021, por Sandee LaMotte. O ácido na sua fórmula causa um desgaste maior no esmalte dos dentes. Para pessoas que fazem a ingestão do vinagre diluído em água, o indicado é ficar no mínimo 5 horas sem escovar os dentes, esse ato piora mais ainda a saúde de sua boca.
Gostou da dica? Continue nos acompanhando.
Veja mais: Como fazer vinagre de maçã natural em casa e para que serve
