Descubra o que é radioatividade e como ela está presente na sua casa
Brasília – DF, 25 de maio de 2022, por Gabriel Borba – A radioatividade é a propriedade exibida por certos tipos de matéria de emitir energia e partículas subatômicas de forma espontânea. É, em essência, um atributo de núcleos atômicos individuais. Hoje, na sessão Casa e Receitas, vamos mostrar como a radioatividade está presente na sua casa.
A princípio, você não precisa se preocupar. Isso porque, na verdade, a gente interage com materiais radioativos todos os dias. E acontece que essa radiação não é tão poderosa para nos prejudicar.
De acordo com matéria publicada por Victor Ricardo Ferreira, para o Mundo Educação do UOL, somos expostos à radiação todos os dias. Mas, quando usada da forma certa, ela não é prejudicial. O próprio sol, por exemplo, é uma fonte de radiação.
O que é radioatividade
Leia também: o poder da visualização para realizar os seus sonhos. Aprenda a lei da atração hoje mesmo!

Antes de tudo, um núcleo instável vai se decompor de forma espontânea, ou decairá, em uma configuração mais estável, mas o fará apenas de algumas maneiras específicas. Desse modo, esses núcleos emitem partículas específicas ou formas específicas de energia eletromagnética.
Em suma, radioatividade é o termo usado para descrever a desintegração de átomos. De modo geral, o átomo pode ser caracterizado pelo número de prótons no núcleo. E alguns elementos naturais são instáveis. Por isso, seus núcleos se desintegram ou decaem, liberando energia na forma de radiação.
A radiação está presente na minha casa?
Não perca essa: o que significa sonhar com cobra-coral? veja 3 significados possíveis!

A resposta é sim. A radioatividade faz parte da terra – e sempre esteve lá. Materiais radioativos naturais estão presentes na crosta terrestre, nos pisos e paredes de nossas casas, escolas ou escritórios, e nos alimentos que comemos e bebemos, você sabia? E não é só isso, existem gases radioativos no ar que a gente respira. E tem mais, os nossos corpos – músculos, ossos e tecidos – contêm elementos radioativos que ocorrem naturalmente.
Pois bem, como você já viu, a radioatividade é basicamente a desintegração espontânea de átomos que liberam energia. Então, a todo momento os objetos – que são feitos de átomos – emitem a radiação.
Veja também: biokinesis: o que é esta técnica? Saiba de uma vez por toda como ela funciona
