Melancia amarela: conheça suas propriedades e benefícios para sua saúde
São João del Rei (MG), 25 de maio de 2022, por Thiago Costa – A melancia é um fruto esverdeado por fora e avermelhado por dentro. Pelo menos é assim que criamos sua imagem, ainda mais através de personagens como Magali da Turma da Mônica, que está sempre comendo uma melancia bem vermelhinha. Mas a melancia amarela também existe e se destaca por ser mais doce e ter menos sementes. Confira hoje, no Casa e Receitas, mais sobre essa fruta diferente que vem se popularizando bastante.
Talvez você, leitor, não sabia da existência da melancia amarela. Mas isso é normal, tendo em vista que esse fruto é um híbrido que passou por um melhoramento genético. De acordo com matéria de Maria Laura López para o Globo Rural em 02/2021, ainda que comumente encontrado na natureza, esse fruto passou por um melhoramento genético para adquirir o sabor e características desejadas.
O objetivo era simples: deixar a polpa amarela, mas por que não deixar o fruto mais doce e com menos sementes? O resultado foi um fruto que anda fazendo muito sucesso no mercado nacional! Confira a seguir um pouco sobre suas propriedades e benefícios.

Quais os benefícios da melancia amarela para sua saúde?
Bom, antes de começar a falar de seus benefícios, é bom esclarecer uma coisa. Essa variação da melancia não é um alimento transgênico! Apesar de ter sido criado em laboratório, essa fruta foi gerada naturalmente, sem alteração do homem no código genético. Sabendo disso, confira seus benefícios!
Fortalece a saúde da pele e dos cabelos
Esse fortalecimento ocorre devido à ação do licopeno, que protege a pele dos raios solares, à vitamina A, que auxilia na regeneração das células, e à vitamina C, que atua na produção de colágeno.

Atua como antioxidante
A presença do carotenoide licopeno, o antioxidante em questão, é responsável por isso, porque atua contra os radicais livres (que causam envelhecimento). Além disso, previne a oxidação do LDL, um colesterol benéfico e importantíssimo para nosso organismo, o que evita possíveis doenças cardiovasculares.
Ajuda a dormir e melhora o funcionamento do sistema nervoso
Ademais, ela ajuda a dormir devido à presença da vitamina B6, que durante seus processos funcionais auxilia na transformação de serotonina e melanina. A serotonina é um hormônio responsável pelo bem-estar, assim como pelo prazer, e a melatonina, por sua vez, é responsável pelo sono.

Auxilia no funcionamento do intestino, assim como a desinchar
A melancia amarela é quase duas vezes mais fibrosa que a melancia vermelha, o que garante o trânsito intestinal. Além disso, por ser um fruto rico em água, garante uma ação antidiurética.
