Mensagem automática do WhatsApp Comercial: Como ativar
Aprenda como configurar as mensagens automáticas do seu Whatsapp e não perca mais nenhum cliente.
Recife — PE, 16 de maio de 2022, por Vanessa Taís. Antes de tudo, quem lembra do tempo em que ainda usávamos as mensagens do celular para se comunicar? Desde a chegada do WhatsApp em 2009, isso mudou muito. Mas, foi só em 2018 que o WhatsApp Comercial foi criado, uma ferramenta de ótima ajuda para aqueles que têm o seu próprio negócio. O WhatsApp Comercial além de te manter mais perto dos seus clientes, ele possui ferramentas que o WhatsApp normal não tem, uma delas é a função de ativar a mensagem automática do WhatsApp Comercial.
Para um negócio funcionar, o atendimento ao cliente é indispensável, essa é a base para qualquer empresa que deseja ser bem sucedida, afinal, só voltamos quando somos bem tratados. Por isso, a mensagem automática é uma grande opção para estabelecimentos que possuem um grande número de clientes.
A Coluna Casa e Receitas, mostra como configurar a mensagem automática do WhatsApp Comercial te ajudando no contato com o seu cliente.
Mensagem automática x Mensagem rápida
Leia mais: Aprenda como fazer conta comercial no WhatsApp

Pois é, existem esses dois tipos de mensagens para configurar no WhatsApp Comercial e vamos te explicar o que eles significam. A mensagem automática do WhatsApp Comercial oferece ao cliente um caminho mais fácil e direto para o que ele quer. A mensagem rápida nos permite criar atalhos para o atendimento manual. Então, vamos explicar como configurar cada uma.
Como configurar a mensagem automática?
Em primeiro lugar, toque nos três pontos do seu WhatsApp e vá para o acesso direto nas configurações.
Então vai aparecer uma opção com o nome ‘Ferramentas comerciais’, você clica nela.
Outra tela vai aparecer, nela vai ter uma seção de conversas, você pode escolher entre ‘Mensagens de saudação’ e ‘Mensagens de ausência’ escolha a que mais te ajudar no seu negócio.
Em seguida, escreva a sua mensagem conforme a opção escolhida. Por fim, selecione para quem você deseja que sua mensagem chegue, se para todos ou contatos específicos e salve.
Como configurar uma mensagem rápida?
Existe dois modos de se configurar uma mensagem rápida no WhatsApp Comercial:
No canto superior direito do seu celular, clique nos três pontos , logo após, vai aparecer uma tela, vá direto para as configurações.
Seguindo um processo semelhante ao anterior, clique em ‘Ferramentas comerciais’.
Na seção conversa, vão aparecer as opções descritas acima e, logo abaixo, a opção ‘Mensagem rápida’.
Depois que clicar em mensagem rápida, vai aparecer uma tela para você preencher com a mensagem desejada, criar um atalho que possa ser acessado sem o procedimento padrão e você pode selecionar uma palavra-chave.
Por último, clique em salvar.
Leia mais: Como fazer figurinha no WhatsApp? É grátis! Comece a fazer agora mesmo!
Para ter acesso às mensagens rápidas em conversa com um contato.
A princípio, escolha um contato e, logo depois, clique para escrever uma mensagem.
Em seguida, digite o atalho ‘/’ , vai aparecer todas as mensagens rápidas que você escreveu, mas também todas as mensagens padrão.
Logo após, selecione a mensagem que deseja e clique em enviar.
Dicas
Em primeiro lugar, preencha todos os campos do seu perfil comercial, isso permite o sistema criar uma resposta rápida padrão baseada nos seus dados.
Em segundo, evite mensagens robotizadas, crie uma natural e humanizada.
Por fim, você não vai saber em que momento exato o cliente vai entrar em contato, portanto evite termos de saudação, como, por exemplo: bom dia, boa tarde e boa noite.
Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando para essas e mais outras informações e ajuda. Comente se funcionou ou se tiver qualquer outra dúvida.
Leia mais: Aprenda como visualizar as mensagens apagadas do WhatsApp. Método infalível
