Pão caseiro: O que fazer quando o pão caseiro não cresce?
Se o seu pão caseiro não cresce, aprenda esses métodos infalíveis e não erre mais!
Recife — PE, 13 de maio de 2022, por Vanessa Taís. Antes de tudo, para aqueles que não gostam dos pães da padaria, o pão caseiro é uma ótima opção. Isso porque, o pão feito em casa possui benefícios que o pão industrial não possui por conta dos seus aditivos, umidificantes, aromatizantes e outros.
Com tantos processos químicos, estes pães acabam fazendo mal para a população, já o pão caseiro parece a opção mais saudável. Acima de tudo, os pães caseiros de fermentação natural, possuem o índice de açúcar menor. São livres de conservantes e, do mesmo modo, são ricos em carboidratos, além de ser rico em vitaminas do complexo B e outras fontes minerais.
Além disso, pão feito em casa te permite escolher os seus ingrediente, e isso te ajuda a selecionar os que fazem parte da sua dieta, assim, o pão pode ser um auxílio no seu emagrecimento. Além de tudo isso, ele é uma escolha perfeita para o seu bolso, pois te permite gastar menos e pode ser uma fonte de renda extra.
Mas, às vezes, o nosso pão caseiro não cresce como a gente quer, e não sabemos o que fazer quando a massa do pão não cresce. Contudo, isso não é razão para desistir do pão feito em casa. Por isso, a coluna Casa e Receitas vai te ensinar como fazer o seu pão caseiro crescer com dicas simples e fáceis.
O que eu preciso para fazer meu pão caseiro crescer?
Leia mais: Pão caseiro com água: Veja como é fácil e simples de fazer

Leia mais: Pão integral caseiro: Aprenda essa receita fácil e simples
Você segue a receita sem mudar nada, mas o seu pão caseiro não cresce? Pois é, existem muitos fatores que podem contribuir para o não crescimento da massa, alguns deles são: a fermentação, a ordem dos ingredientes e, até o jeito de sovar a massa. Então, vamos às dicas sobre cada uma dessas causas.
Fermento
Saiba escolher bem o fermento, seja ele natural ou biológico. Respeite o tempo de fermentação da massa do pão, não vá com muita pressa. O pão possui duas fermentações, a primeira é quando a massa não foi dividida e ele precisa descansar de duas a três horas longe de correntes de ar. A segunda fermentação é logo após a divisão da massa, após sovar e modelar, você precisa deixar fermentar de novo antes de levar ao forno.
Receita
Siga a ordem dos ingredientes em cada receita. Cada material ali possui uma função específica na hora de fazer o pão, quando não é feito na ordem certa dos ingredientes, ele pode ter o resultado prejudicado. Então, sempre siga a ordem de colocar os ingredientes.
Sal
Pois é, até o sal pode atrapalhar sua massa crescer. Em bolos, o sal ser colocado no final e direto na massa, mas com o pão é diferente. Antes de pôr o sal, dilua ele em água para poder introduzir na receita.
Sovar e modelar o pão caseiro
Na hora que for sovar o pão, misture bem até que a massa fique completamente elástica. Já na modelagem não manuseie demais a massa, afinal, tudo em excesso faz mal.
Temperatura
Observe bem e sinta a temperatura do fogo, o pão precisa de calor. Antes de levar a massa ao forno cubra com papel alumínio, como resultado, ele vai absorver melhor o calor.
Gostou das dicas? Acompanhe a coluna e veja mais dicas. E se tem dúvida sobre os ingredientes do seu pão, veja em nossa coluna receitas e truques para fazer o seu pão em casa.
Leia mais: Receita de pão caseiro fofinho: truques do chefe para ficar melhor que o da padaria!
