Pílula do dia seguinte: falhou ou funcionou? como saber? Veja agora!
Recife — PE, 7 de junho de 2022, por Vanessa Taís – Hoje em dia, muitos são os métodos contraceptivos que você pode escolher para evitar uma gravidez indesejada, como, por exemplo: a pílula do dia seguinte, implante anticoncepcional, dispositivo intrauterino (DIU), injeção anticoncepcional e muitos outros.
A pílula do dia seguinte é um dos tratamentos mais comuns entre as mulheres, muitas usam por preocupação, outros por esquecimento na hora. Porém, fica sempre aquela dúvida se funcionou ou não, quais os efeitos e muitos outros.
Além disso, confira: Você homem sabe quando é periodo fértil na mulher? Atente- se aos sinais
A Coluna Casa e Receitas trouxe algumas informações sobre a pílula do dia seguinte que você precisa saber. Então confira!
Informações sobre a pílula do dia seguinte
O que é?
Essa pílula deve ser usada em último caso, pois é um método contraceptivo de emergência, devendo ser ingerido até 72 horas após a relação desprotegida.

Como posso saber se a pílula realmente fez efeito?
Contudo, veja mais: Chá de amora é bom para limpar o útero? Veja o que especialista diz!
É fundamental a pílula ser ingerida em um prazo de 72 horas. Nas primeiras horas, a pílula tem uma funcionalidade de até 98% com taxa de sucesso, à medida que o tempo vai passando, a taxa de sucesso vai diminuindo. Para você saber se a pílula fez efeito ou não, você precisa optar por uma das duas opções: o exame de gravidez comprado em farmácia ou o famoso exame de sangue beta — HCG, com uma semana de atraso na menstruação.
Você deve se atentar para alguns detalhes, como, por exemplo: se após quatro horas de ingerir o medicamento você ter uma crise de vômito ou diarreia, isso não é um bom sinal. Além disso, o uso da pílula em combinação com alguns outros medicamentos também pode influenciar na funcionalidade dela.
Como devo tomar?
Você pode optar por dois métodos diferentes para ingerir a pílula do dia seguinte: a dose única ou dois comprimidos. Os dois comprimidos são divididos em duas fases: o primeiro deve ser tomado com um espaço de 12 horas até ser tomado o segundo, esta opção deve ser feita em até três dias.
Por fim, para mais informações, em um artigo postado pelo site Uol, o Doutor Drauzio Varella respondeu algumas dúvidas das mulheres, referentes a questões relacionadas à pílula.
E aí, gostou da dica? Então continue nos acompanhando.
Enfim, não perca: Como fazer a menstruação descer em 30 minutos? Veja o que pode acontecer desse jeito, dicas do dia importantes
