Plantas carnívoras: confira motivos para ter uma em casa
Confira essas dicas e conhecimentos incríveis sobre as plantas carnívoras!
Belo Horizonte (MG), 29 de abril de 2022, por Thiago Costa. Existe um misticismo popular por trás das plantas carnívoras. Muitas pessoas não entendem bem o funcionamento dessas plantas, algumas possuem até um receio de ter uma em casa. Mas, hoje no Casa e Receitas vamos aprender um pouco mais sobre essas plantas, além de como usar elas para ornamentar sua casa!
As carnívoras são comuns em áreas alagadas, pobres em nitrogênio. O nitrogênio, por sua vez, é essencial para a nutrição das plantas. As plantas carnívoras também fazem fotossíntese assim como as demais, e sua dieta a base de insetos e alguns animais é apenas complementar. Então, fique tranquilo, que essas plantas não podem te fazer mal. Além disso, seus mecanismos de captura são passivos.

Veja: Bolo Formigueiro Simples: Aprenda A Fazer Com Essa Receita Fácil E Rápida
Controle de pragas
As plantas carnívoras, como já sabemos, tem sua dieta à base, principalmente, de insetos. Os fungus-gnats são aquelas mosquinhas pretas que infestam as cozinhas, e podem espalhar infecções para outras plantas. Essas mosquinhas costumam ser vitimas das carnívoras, e, por isso, podem ser vistas como controle de pragas.
Para isso, lembre-se de não adubar suas plantas carnívoras. A adubação pode inibir os mecanismos predatórios das plantas carnívoras, como a viscosidade das folhas.
Ornamentação
Essas plantas costumam ser muito características, tanto em formatos como em cores. Isso se deve até mesmo pelo fato de serem plantas de solo pobre em nutrientes. Existem muitas variedades dessas plantas, cada uma mais diferente da outra.
Então, com cores deslumbrantes, formatos exóticos e grandes variedades não faltam motivos para essa planta ter tanto potencial ornamental, não é?

Veja também: Como limpar prata com bicarbonato: deixe brilhando rápido com esse método
Terapêutico
Cuidar de plantas como hábito terapêutico é algo que já acompanha a humanidade desde os primórdios. As plantas carnívoras costumam ser uma escolha comum quando o objetivo é a terapia, pois são plantas realmente intrigantes.
Apesar de seus mecanismos passivos de captura, certamente essas plantas são muito mais “agitadas” que as outras. Observar, cuidar e prover vão ser hábitos comuns caso você busque uma experiência mais terapêutica.
E você, já pensou em ter uma? Certamente que despertou sua curiosidade pelo menos um pouco. Se você estiver pensando em sair agora e ir comprar uma lembre-se de não adubar sua carnívora, pois isso compromete seus mecanismos de defesa e captura!

Veja também: Como limpar prata com bicarbonato: deixe brilhando rápido com esse método
