Receita de mungunzá tradicional: uma delícia típica nordestina em um passo a passo simples!

Jundiaí – SP, 7 de junho de 2022, por Keila Rosa – Já experimentou mungunzá tradicional? Logo, essa receita de milho cremoso, assim chamada no Nordeste do Brasil, é mais uma da série de pratos típicos de festa junina, que nosso blog tem preparado para o mês de junho.

Igualmente conhecida por canjica em outros estados, essa iguaria é sucesso o ano todo. Então, fique conosco até o final e acompanhe o passo a passo simples para preparar mungunzá típico nordestino. Enfim, como está frio em boa parte do país, nada melhor e mais saboroso para se aquecer que um prato feito com carinho e capricho, não é verdade?

Não perca esta receita: Jeito certo para fazer bife à milanesa: faça assim para não soltar a casca

Receita de mungunzá tradicional: uma delícia típica nordestina em um passo a passo simples! “Foto: YouTube/ Canva”
Para fazer mungunzá tradicional, separe os seguintes ingredientes

Milho amarelo de munguzá – pacote de 500 g
Coco fresco ralado – 1
Água – ½ l + 2 l + 2 l
Cravo-da-Índia – 1 colher de chá
Açúcar – 1 xícara de chá (250 ml)
Erva doce – 2 colheres de sopa ou 2 sachês
Canela em pau e em pó – a gosto
Sal – ½ colher de sopa

Modo de preparar o milho cremoso
Primeiramente, deixe o milho de molho por pelo menos 24 horas, fazendo a troca de água de 2 a 3 vezes. Para começar, bata no liquidificador o coco ralado fresco com ½ litro de água. Em seguida, coe em uma peneira, formando assim, um leite de coco bem apurado e grosso.

Isso fará toda a diferença no sabor. Portanto, nada de usar coco ralado de saquinho e nem leite de coco pronto. Dessa forma, reserve e bata o bagaço em 2 litros de água, para fazer o leite de coco fino.

Após, escorra toda a água do milho que esteve de molho e coloque-o em uma panela. Desse modo, coe em peneira a última batida do coco diretamente na panela do milho e misture. Logo após, adicione o açúcar, o cravo, o sal, a canela em pau e a erva doce.

Você pode gostar também: Como fazer doce de banana? É muito fácil fazer bananinha cristalizada

Finalizando o preparo do munguzá

Agora uma dica: pode ser feito o chá de erva doce e usá-lo no cozimento ou colocar 2 sachês diretamente na panela, cortando o cordãozinho. Feito isso, misture bem e leve ao fogo alto por 30 minutos com meia tampa e mexendo vez ou outra.

Depois que passar esse tempo, acrescente mais 2 litros de água e aguarde cozinhar por cerca de mais 30 minutos. Caso seja necessário, adicione mais açúcar. Por último, acrescente o caldo grosso reservado e siga com o cozimento até que os grãos de milho fiquem bem macios. Finalize polvilhando canela em pó a gosto.

Como resultado, um delicioso munguzá tradicional. Ademais, é perfeito para servir ainda quente ou como preferir. Ah! Deixe nos comentários de onde você está lendo nossos artigos. Por fim, convidamos a acessar nosso blog Casa e Receitas e acompanhar dicas e receitas incríveis. Até a próxima!

Confira mais: Como fazer boneco de alpiste: passo a passo divertido; faça com as crianças!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais