Saiba o que fazer em seu veículo, polimento ou cristalização? Qual a diferença entre os 2? Tem algum desgaste no carro? Descubra
Os proprietários de veículos costumam confundir cristalização e polimento. Saiba a diferença
Rio de Janeiro (RJ), 9 de maio de 2022, por Janaina Pereira – Se você tem veículo, então responda rápido: qual a diferença entre polimento e cristalização? Pois é, muitos proprietários não conseguem diferenciar estes dois tipos de procedimentos.
E se você é um deles, então confira aqui, na coluna Casa e Receitas, o que é cada um desses serviços e se algum deles causam desgaste no seu veículo, e escolha a melhor opção para o seu carro e para o seu bolso.
Polimento ou cristalização para o carro?
Leia mais: Como limpar forno com gordura queimada? Use bicarbonato e limão, segredo revelado!

Pois bem, é muito comum vermos motoristas bem zelosos com seus veículos, mantendo seu carro sempre limpo, com acabamento perfeito e sem riscos.
Além disso, aqueles que conservam a pintura do veículo garantem maior durabilidade do mesmo, evitando, assim, que apareçam, por exemplo, as ferrugens.
Por causa disso, o mercado automotivo desenvolveu procedimentos para cuidar da pintura do veículo, como a cristalização e o polimento.
Mas, você sabe a diferença entre estes dois tipos de serviços?
Polimento
A indicação do polimento é para a retirada de riscos e manchas superficiais da pintura. Mas, como é feito este serviço? Pois bem, o especialista usa uma máquina de polir e pasta abrasiva. Essa máquina retira a camada de verniz e espalha todo o produto de maneira circular no veículo.
O ideal é não fazer tantos polimentos no carro para que não perca o verniz da pintura originária do seu veículo.
Cristalização
Conhecido como espelhamento, esse serviço realiza a aplicação de resina na pintura do carro e tem como finalidade proporcionar uma maior durabilidade da pintura.
É preciso esclarecer que a resina não agride o carro. Com isso, você pode utilizar muitas vezes, caso queira. Mas, especialistas indicam a cristalização para os carros usados e que perderam um pouco do brilho.
Além disso, pelo fato de não utilizar produto abrasivo, não há a retirada de imperfeições de pintura ou riscos.
Qual serviço utilizar?
Pois então! Isso vai depender das condições do seu veículo. A dica é sempre fazer o serviço em lojas especializadas justamente para não ter problemas. E realizar o procedimento mais adequado para seu veículo.
Agora que você já sabe a diferença entre polimento e cristalização, não terá mais dúvidas em qual serviço escolher!
Leia mais: Acabe com os ruídos do armário de cozinha: siga esse passo a passo e adeus barulho!
Se você quer saber mais sobre cuidados com o carro, no site Uol foi publicada uma matéria em 17 de fevereiro de 2020 por Vitor Matsubara.
