Porto Alegre – RS, 8 de junho de 2022 – por Ju Lopse. Seja em prestação de serviços, seja para comprovar a transferência ou recebimento de um produto, o recibo de pagamento é um documento essencial. Para garantir a segurança das duas partes envolvidas no negócio, alguns cuidados se fazem necessários.
As precauções são fundamentais para garantir a validade do documento, bem como para proteger o emissor e o destinatário. Hoje, você vai aprender a fazer um recibo de pagamento com assinatura, evitando todo tipo de problema futuro.
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O que é um recibo de pagamento
O jeito certo de fazer recibo de pagamento com assinatura: faça desse jeito e não terá problema! (Fonte: Pixabay)
Um recibo é um documento que comprova o pagamento de produtos ou serviços. A transação, seja venda ou prestação de serviço, se representa através do recibo, que comprova o valor e os envolvidos na negociação. Assim, o documento deve informar dados como valor e a cidade em que foi feita a transação.
Para isso, as informações devem ser dispostas de forma organizada e concisa. Além disso, a assinatura vai garantir a autenticidade do documento, salvaguardando de dúvidas quanto à lisura do processo.
Pode ser feito em recibos prontos, que podem ser adquiridos em talão em papelarias. Mas, se a quantidade de documentos a serem expedidos for menor, como para pagamento efetivo de um serviço feito, pode ser confeccionado em folha impressa ou manuscrito. No entanto, as informações que o caracterizam não variam conforme a apresentação do documento.
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Como fazer um recibo
Para o documento ter sua validade, algumas informações são imprescindíveis. Primeiro, o valor da transação é essencial. O valor se apresenta de duas formas: em numeral, com a moeda corrente, e por extenso. Por exemplo, um recibo no valor de R$50,00, deve ser indicado no campo de valor, com o numeral e moeda, além de indicar, por extenso, o valor “Cinquenta reais”.
Para evitar dúvidas quanto à alterações posteriores, após a indicação do valor numérico e por extenso, é necessário o uso de rubricas, ou apenas completar o espaço com linhas. Isso, garante que o valor seja o mesmo conforme o acordo na transação que o recibo representa.
A indicação das partes envolvidas, quem paga e quem recebe o valor, também é fundamental. Obviamente, na assinatura indica-se a parte que é responsável pelo recebimento do valor que consta no documento.
Por outro lado, indica-se a fonte pagadora ao informar de quem se recebe o valor. Isso, deve ser expresso da seguinte forma: “Recebi de (pessoa ou instituição que efetuou o pagamento) a quantia de (valor) referente a (produto ou serviço)”.
O jeito certo de fazer recibo de pagamento com assinatura: faça desse jeito e não terá problema! (Fonte: Pixabay)
Como guardar um recibo de pagamento
Os documentos, gerados em decorrência de atividades pessoais ou profissionais, têm prazos de guarda estabelecidos pela sua vida útil e função. Instituições públicas e privadas adotam as chamadas Tabelas de Temporalidade, com os períodos para guarda e descarte determinados, conforme regras internas. Mas, para garantir a validade do seu recibo, você pode se inspirar nos prazos informados por essas tabelas. Assim, conforme a designação de, em média, três a cinco anos, conforme o produto ou serviço que originou esse comprovante. Por exemplo, caso o objeto de que trata o recibo envolva garantia, esse período se conta a partir da expiração dessa.
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