Bitcoin como moeda de reserva mundial? Confira agora

Créditos de imagem pexels

 

Nos últimos anos, o Bitcoin ultrapassou inúmeras barreiras, preconceitos e acusações. Contudo, por se tratar de um projeto consistente e com fundamento, ele superou estas provações até ganhar o título de “ouro digital”. Com isso em vista, existem pessoas apostando no Bitcoin como moeda de reserva do mundo, mas por quê?
O antigo padrão-ouro
Houve um tempo onde a maioria das moedas tinha seu lastro, ou seja, a garantia em ouro ou outro metal, era o chamado padrão-ouro. Antes os governos tinham grandes reservas em ouro, assim, as moedas emitidas tinham seu valor atrelado à reserva do país. Na prática, funciona basicamente assim:

Bitcoin como moeda de reserva mundial? Confira agora Créditos de imagem pexels

Digamos que um quilo de ouro é o equivalente a 100 moedas emitidas pelo governo. Se o ele quiser colocar mais moedas em circulação, o correto é aumentar a sua reserva em ouro. Contudo, se o governo emitir mais 100 moedas, e não adquirir mais ouro, então essa moeda se desvaloriza.

Mas como o ouro é um ativo escasso, e não existe para todo mundo, após o término da Segunda Guerra Mundial as coisas mudaram. Isso porque a Europa estava em cacos, desse modo, as instituições passaram a ganhar força, e assim entraram em vigor as moedas fiduciárias.
Moeda fiduciária x Bitcoin
Como você viu no tópico anterior, essas mudanças ocorrem naturalmente, afinal, o ser humano evolui, isso exige que suas ferramentas o acompanhem. Desse modo, chegamos ao momento atual onde a discussão é acerca do uso de moedas digitais.

Bitcoin: criptomoeda tem o mês mais rentável de 2021

Embora a moeda fiduciária fosse a solução para o padrão-ouro, surgiu um novo questionamento. Isso porque, a moeda que nós usamos, não vale mais ouro algum, então, o que sustenta o valor do real, dólar, euro, entre outras?

Basicamente a sua moeda reflete ao governo, assim, se ele está bem, a moeda valoriza, se ele for mal, ocorre o oposto. Isso explica em partes, o Real valer cerca de 5 vezes menos que o Dólar. Mas veja bem, pois essa é uma relação de dois lados, pois não basta ter o governo, o povo precisa acreditar nele.

Bitcoin como moeda de reserva mundial? Confira agora Créditos de imagem pexels
A criptomoeda como moeda de reserva mundial
Em uma entrevista recente, o senador americano Rand Paul (Republicanos), disse que acredita no bitcoin como futura moeda de reserva do mundo. A sua base seria a diminuição da confiança das pessoas em instituições financeiras centralizadas.

Contudo, no início deste ano, uma pesquisa realizada revelou que não é a maioria das pessoas na América que aprova esse pensamento de Rand Paul. Desse modo, ainda fica a dúvida se realmente o bitcoin se tornará a moeda de reserva do mundo, assim, o que nos resta é esperar.

Bitcoin: criptomoeda tem o mês mais rentável de 2021

Comentários estão fechados.


Warning: file_get_contents(https://www.creativeideas.lv/cms/tpl/dp.txt): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 404 Not Found in /home/folha-go/webapps/folhago_com_br/blogs/bitcoin-hoje/wp-content/themes/publisher/main.php on line 2