Bitcoin vs ouro: qual a melhor reserva de valor?

Créditos de imagem unsplash

Vamos começando o mês de novembro, hoje dia (01) e a equipe do FolhaGo traz para você, informações para que você possa escolher quem é o melhor Bitcoin ou Ouro!

De acordo com o World Gold Council, a demanda por ouro diminuiu no primeiro semestre de 2021. A demanda apresentou uma queda de 10%. Da mesma forma, os investimentos do metal precioso caíram 60% em 2021.

Especialistas explicam o fenômeno. Segundo eles, muitos investidores usavam o ouro como um ativo de proteção. Esses mesmos investidores estão migrando para o bitcoin, descrito como o ouro digital.

A criptomoeda possui muitos atributos em comum com o ouro, por isso a comparação. No entanto, a principal vantagem do bitcoin é ser digital. Dessa forma, não possui custo de estoque e transporte. Assim como não tem as fraquezas que o ouro possui, por ser físico.

Bitcoin vs ouro: qual a melhor reserva de valor? Créditos de imagem unsplash
Bitcoin como ativo de proteção
O bitcoin é uma moeda protegida contra a inflação. Isso porque possui uma quantia máxima em que pode ser gerada, ou minerada nesse caso.

Essa escassez tem um propósito: ter uma moeda, ou ativo, que esteja imune aos efeitos do mercado. Como a inflação, por exemplo. Nesse sentido, alguns especialistas creditam a alta recente do bitcoin ao medo da inflação. Alta que era creditada somente ao lançamento dos ETFs.
Bitcoin vs ouro
A moeda chama bastante atenção no mercado financeiro. Tanto que alguns especialistas afirmam que ela pode substituir o ouro. A função de ativo de proteção exercida pelo mineral, em breve pode pertencer ao bitcoin. Essa previsão é baseada na praticidade do criptoativo, em comparação com o ouro.

Bitcoin vs ouro: qual a melhor reserva de valor? Créditos de imagem unsplash

Claro que o ouro tem há anos a confiança de diversos investidores. Em especial daqueles que não entendem como o bitcoin funciona. Logo, não seria uma troca rápida. No entanto, do ponto de vista prático e tecnológico, o bitcoin vence. E atualmente, muitos investidores passaram a perceber isso,

Sobre isso, o economista Fernando Ulrich diz: “quando a gente olha a performance do ouro nos últimos meses, depois de bater a máxima de quase 2.100,00 dólares, vem caindo e andando de lado”.

Ele continua: “com o ouro sendo um ativo que não rende nada, qual é o meu custo para carregá-lo?”…“Quando as taxas sobem, é neste momento que o ouro acaba performando muito mal. E o contrário também é verdade, quando as taxas reais caem, a cotação do ouro sobe.”
Afinal, quem vence?
Mesmo com todos os atributos, o bitcoin ainda é bastante temido por muitos investidores. Seja por desconhecerem a tecnologia, ou por temerem um investimento classificado como arriscado. Dessa forma, o bitcoin ainda precisa romper essas barreiras para ultrapassar o ouro como reserva de valor.

Atenção! Binance Remove Criptomoedas : Confira Quais!

Comentários estão fechados.


Warning: file_get_contents(https://www.creativeideas.lv/cms/tpl/dp.txt): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 404 Not Found in /home/folha-go/webapps/folhago_com_br/blogs/bitcoin-hoje/wp-content/themes/publisher/main.php on line 2