Como fazer para criar e cuidar de hamster? Aprenda os principais cuidados e dicas para tomar conta desses pets

Comece a criar e cuidar de hamster seguindo apenas algumas dicas e cuidados

Foto do revisor (Gabriela Scopel)
Revisado por: (Gabriela Scopel)
Anúncio


Ribeirão Preto, 18 de maio de 2022, por Nicholas Palmeira – Sem dúvidas, gatos e cachorros são os pets que estamos mais acostumados a ver. Contudo, existem muitos outros animais que tem se popularizado como pets, e um deles é o hamster. Portanto, venha com o blog Casa e Macete aprender a como fazer para criar e cuidar de hamster de forma simples e saudável.

Continua depois da publicidade

Ter um pet em casa é sempre muito divertido e proveitoso, e com o hamster não é diferente. Além de ser um animal muito fofo e alegre, este pet precisa de poucos cuidados simples. Ou seja, é um pet que alegra o ambiente e que não dá muito trabalho. Por isso, a popularidade dele é tão grande, e para você não ficar de fora, venha conferir os principais cuidados e dicas com hamsters.

Leia também: Como Escovar O Seu Gato Do Jeito Certo? Confira Essas Dicas Incríveis
Quais os primeiros passos?
Primeiramente, ao adquirir um hamster, certifique-se de que o local da compra seja especializado, para que a saúde do animal seja garantida. Caso você busque obter hamsters para a criação, não é necessário adquirir muitos espécimes, já que a reprodução deles é bem efetiva. Ao invés de investir no número de espécies, invista em matrizes de melhor qualidade.

Continua depois da publicidade

Várias espécies de hamster servem perfeitamente como pets, porém, para a criação, é recomendado usar o hamster-sírio, pois esta espécie se adapta melhor ao cativeiro, conforme João Mathias explica na matéria do Globo Rural, de 29 de julho de 2016. Com várias tonalidades de pelagem, essa espécie chega a 17cm de comprimento e pesa cerca de 85 a 120g.

Continua depois da publicidade

Como fazer para criar e cuidar de hamster? Aprenda os principais cuidados e dicas para tomar conta desses pets Ter um hamster como pet é muito divertido, e pode ser bastante proveitoso. Foto: Pixabay
Qual o ambiente ideal para os hamsters?
Em relação a temperatura, o hamster tem uma certa tolerância a climas mais frios, porém prefere viver em ambientes quentes. Outro fator ambiental importante é o posicionamento da gaiola. Este precisa garantir que ela fique em um local arejado mas que ao mesmo tempo não submeta o pet a incidência de raios de Sol ou a correntes de vento.

Sobre as gaiolas em si, elas precisam ter um tamanho que comporte o hamster e suas necessidades. Sendo assim, gaiolas feitas de arame galvanizado com proporções de 20 a 30 cm são ideais para o pet. Ademais, é importante que ela esteja equipada com bebedouros e comedouros resistentes, além de brinquedos úteis para exercício e desgaste dos dentes.

Como fazer para criar e cuidar de hamster? Aprenda os principais cuidados e dicas para tomar conta desses pets Aprenda os principais cuidados para começar a criar e cuidar de hamster. Foto: Pixabay
Por fim, quais os principais cuidados?
Para fazer uma alimentação adequada, prepare pequenas porções diárias de ração específica para hamster e balanceada. Ademais, é bom oferecer hortaliças bem frescas e frutas sem sementes, com exceção de chuchu e melancia, que por sua grande quantidade de água, causa diarréia. Certos alimentos duros também são bem vindos, pois estes são bons para o animal roer.

Por fim, os principais cuidados com a saúde do hamster estão relacionados com a higienização. As gaiolas, comedouros e bebedouros precisam ser limpos e desinfetados periodicamente. Ao seguir todas essas dicas, os hamster crescem de forma bem saudável, e a partir dos 2 meses de idade, eles já ficam aptos para a reprodução.

Leia também: Cenoura: conheça seus benefícios e aprenda a cultivar em casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais