Como plantar girassol em casa com facilidade? Veja os principais cuidados dessa flor

Aprenda a cultivar facilmente essa flor tão popular e bonita

Foto do revisor (Nicole Ribeiro)
Revisado por: (Nicole Ribeiro)
Anúncio


Ribeirão Preto, 1 de junho de 2022, por Nicholas Palmeira – Existem diversas formas de decorar a casa, porém uma das mais proveitosas delas é plantando flores. Nesse caso, quanto mais bonita a flor, melhor a decoração, e por isso o girassol é uma ótima opção. Portanto, o blog Casa e Macete vai lhe ensinar a como plantar girassol em casa com facilidade.

Continua depois da publicidade

Além de ser uma ótima forma de decorar, as flores também são excelentes presentes. Por ser uma flor grade e de cores fortes, o girassol acaba sendo uma planta muito especial. Contudo, assim como toda planta, ele possui necessidades específicas. Com isso, veja os principais cuidados dessa flor para que ela cresça saudável na sua casa.

Leia também: Café: Conheça Os Benefícios Da Bebida Mais Amada Do Brasil
Primeiros passos para o cultivo
Primeiramente, antes de começar a plantar o girassol, é preciso realizar um planejamento. Se você pretende plantar girassóis com o intuito de produção, então procure comprar exemplares que gerem apenas uma flor. Por outro lado, caso você procure plantar girassóis em seu quintal ou jardim apenas pela atividade, então busque por exemplares que gerem mais de uma flor.

Continua depois da publicidade

Com o objetivo traçado, já é possível adquirir o exemplar de girassol correto. Existe uma variedade considerável de girassóis e por isso o planejamento é importante, assim como a consulta com profissionais. Alguns girassóis são híbridos, outros apresentam cores e tamanhos diferentes. Independente disso, a variedade mais popular apresenta pétalas amarelas e o meio claro ou escuro.

Continua depois da publicidade

Como plantar girassol em casa com facilidade? Veja os principais cuidados dessa flor Aprenda os principais cuidados para poder plantar girassol em casa. Foto: Pixabay
O ambiente ideal para o girassol
Felizmente, o girassol se adapta bem a diferentes climas, além de ser um pouco resistente a seca, porém ele precisa ter um bom acesso a água. Por possuir raízes que atingem uma grande profundidade, a sua captação e absorção de nutrientes e água é bem grande. Por outro lado, em relação ao solo, o girassol é um pouco intolerante a solos compactos.

O plantio do girassol pode ocorrer tanto em canteiros quanto em quintais, a céu aberto ou até mesmo em estufas. Na hora de realizar o plantio, cave uma cova pequena, com cerca de 4cm de profundidade. Em seguida, conforme as orientações de João Mathias, na matéria do Globo Rural de 19 de abril de 2018, coloque até 3 sementes, cubra e regue semanalmente.

Como plantar girassol em casa com facilidade? Veja os principais cuidados dessa flor Plantar girassol é uma atividade bastante proveitosa e fácil. Foto: Pixabay
Principais cuidados no plantio
A adubagem é um processo importante para diversas plantas, e com o girassol não é diferente. A princípio, antes do plantio, é bom aplicar calcário para neutralizar a acidez do solo, caso necessário. Em relação aos nutrientes, forneça um adubo que oferece elementos como o fósforo, nitrogênio e potássio. Com isso, adubos do tipo NPK são ideais para o girassol.

Infelizmente, assim como muitas outras plantas, o girassol também é vulnerável a pragas e doenças. No primeiro mês, fique de olho para possíveis ataques de ervas daninhas. Depois desse tempo, elas não são prejudiciais, mas outras pragas ainda podem surgir, como lagartas e percevejos. O mesmo vale para doenças, como mofos, que geralmente ocorrem em climas úmidos e frios.

Leia também: Morango: Conheça Os Benefícios Da Fruta E Suas Principais Receitas Dentro Da Cozinha

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais