Chá preto emagrece? Confira a verdade sobre esse chá e conheça os seus benefícios

Confira os mitos e verdades sobre o famoso chá preto

Foto do revisor (Danilo Capozzi)
Revisado por: (Danilo Capozzi)
Anúncio


Rio de Janeiro, 9 de junho, por Mayan Braga – O chá preto é um famoso conhecido dos brasileiros. Nos últimos anos, ele tem feito sucesso por ser incluído em dietas de controle e diminuição de peso. Porém, será que, realmente, essa bebida tem efeito emagrecedor?

Continua depois da publicidade

Assim, confira hoje no Blog Casa e Macete do Folha Go tudo que você precisa saber sobre as reais propriedades do chá preto e como você deve incluí-lo na sua dieta alimentar. Portanto, fique atento às formas corretas de consumo e às contraindicações.

Veja também: Veja Como Cultivar Rosas No Seu Quintal E Aproveite A Estação
Os reais benefícios do chá preto para a saúde; confira
Rico em antioxidantes e cafeína, o chá preto é capaz de fortalecer as defesas do organismo e conferir energia, acelerando o metabolismo e aumentando a concentração. Além disso, de acordo com a matéria de Carol Firmino, em entrevista para o Uol, (14/06/21), as folhas desse chá são ricas em flavonoides, compostos que protegem o sistema cardiovascular.

Continua depois da publicidade

Do mesmo modo, os flavonoides dessa bebida diminuem os índices de açúcar do sangue, controlando o colesterol ruim. Ademais, a presença de l-teanina na bebida também beneficia a atividade cerebral, melhorando as funções cognitivas. Outro benefício importante são as funções anti-inflamatórias que o chá contém.

chá preto O chá preto auxilia na absorção de gorduras pelo organismo. Fonte: Wikimedia Commons.
A bebida realmente emagrece?
Segundo especialistas, os polifenóis presentes no chá preto auxiliam na diminuição do apetite e na absorção de gordura e açúcares pelo organismo, o que contribui para dietas de perda de peso. Porém, o efeito real dessa bebida no emagrecimento é pequeno. Assim, ele auxilia em processos de emagrecimento somente em combinação com uma alimentação saudável e atividades físicas.
Como consumir o chá?
O chá preto é, geralmente, vendido em saquinhos para preparo de chás ou na forma de folhas secas. Se optar pela segunda opção, deixe as folhas numa infusão com água quente por cerca de 3 minutos, coando em seguida. Ademais, o ideal é tomar o chá sem adoçar, para que a ação hipoglicemiante das folhas possa ter efeito.
Contraindicações
O chá preto é rico em taninos, que diminuem a absorção de alguns nutrientes pelo organismo. Assim, você deve consumi-lo entre 1 a no máximo 2 vezes por dia, entre a manhã e a tarde. Além disso, não pode ser combinado às refeições principais.

Do mesmo modo, é importante lembrar que, por conter cafeína, o chá preto não deve ser ingerido pela noite. Por fim, ele não deve ser consumido por gestantes, crianças ou pessoas sensíveis à cafeína.

E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Confira O Jeito Mais Simples De Plantar Tomate Em Casa; Veja O Passo A Passo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais