Como fazer chá de eucalipto fácil? Conheça os benefícios desse chá e aprenda a fazer em casa

Todo chá tem suas vantagens, mas o de eucalipto é bastante especial

Foto do revisor (Danilo Capozzi)
Revisado por: (Danilo Capozzi)
Anúncio


Ribeirão Preto, 1 de julho de 2022, por Nicholas Palmeira – Beber chá é uma das culturas mais antigas do mundo, sendo muito popular atualmente. Isso ocorre pois, além de saborosos, os chás possuem propriedades benéficas. Porém, o chá de eucalipto em específico, merece um destaque especial. Sendo assim, o blog Casa e Macete vai te ensinar a como fazer chá de eucalipto fácil.

Continua depois da publicidade

Assim como os outros tipos de chás, o de eucalipto possui benefícios para a saúde. Contudo, infelizmente ele não é tão popular quanto o chá de camomila ou chá mate. Essa falta de popularidade precisa de correção, pois ele possui propriedades únicas muito interessante para a saúde. Portanto, conheça os benefícios desse chá e aprenda a fazer em casa facilmente.

Leia também: Chá preto: conheça os benefícios dessa bebida
Conhecendo o eucalipto e seus benefícios
Para quem não é familiar com essa planta, é bom conhecer um pouco sobre ela antes de consumir. O eucalipto é uma árvore bem alta e de originária da Austrália, conhecida pelo seu uso na indústria madeireira e pelo cheiro único de suas folhas. Tão grande é esse uso que talvez ele ofusque parte do potencial de suas folhas, que vai além de servir apenas como aroma.

Continua depois da publicidade

As folhas do eucalipto possuem propriedades diversas, com ação antimicrobiana, anti-inflamatória e expectorante. Com isso, elas são capazes de combater dor de garganta e até os sintomas de gripe. Ademais, o seu preparo não se restringe apenas ao chá, mas também pode ser utilizado em inalações, para descongestionar as vias aéreas. Confira a seguir esses dois modos de uso.

Continua depois da publicidade

Como fazer chá de eucalipto fácil? Conheça os benefícios desse chá e aprenda a fazer em casa Conheça os principais benefícios e qualidades do chá de eucalipto. Foto: Pixabay
Preparo o chá de eucalipto
O preparo do chá de eucalipto é similar ao de outros chás, mas ainda assim existem dicas importantes para se seguir. Primeiramente, colete cerca de 250ml de água para cada 5 folhas de eucalipto. Em seguia, pique bem as folhas e coloque-as dentro de uma chaleira de sua preferência. Por fim, ferva a água, coloque também dentro da chaleira e deixe ela tampada por um tempo.

Antes de tomar o chá, saiba que existem algumas recomendações. Caso você esteja com gripe, segundo orientações da matéria da Globo, feita e m 20 de junho de 2018, é preciso tomar o chá cerca de 3 vezes por dia no decorrer de uma semana. Por outro lado, esse chá não é recomendado para criança de até 5 anos, portanto tome cuidado.

Como fazer chá de eucalipto fácil? Conheça os benefícios desse chá e aprenda a fazer em casa Sem dúvidas, tomar chá de eucalipto traz muitos benefícios para nosso corpo. Foto: Pixabay
Inalação com o eucalipto
Como foi dito, é possível realizar a inalação com a folhas do eucalipto. A ação expectorante delas é capaz de aliviar as vias aéreas superiores. Felizmente, para fazer a inalação é bastante simples, visto que ela ocorre por meio de vaporização natural.

Primeiramente, esquente uma quantidade de água e coloque em uma travessa. Em seguida, triture bem as folhas do eucalipto e coloque na travessa também. Feito isso, já é possível realizar a inalação. Para ter sucesso, cubra a sua cabeça com uma toalha, como se fosse uma cabanazinha. Depois basta se aproximar da travessa e respirar os vapores por cerca de 10 minutos.

Leia também: Conheça Os Benefícios Do Chá De Quebra-Pedra; Aprenda A Fazer Em Casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais