Como fazer para preparar um chá perfeito? Conheça essas dicas importantes e deixe seus chás ainda mais gostosos

Aprenda as principais dicas para deixar seus chás muito melhores

Foto do revisor (Gabriela Scopel)
Revisado por: (Gabriela Scopel)
Anúncio


Ribeirão Preto, 20 de maio de 2022, por Nicholas Palmeira – Neste inverno, é muito importante se manter aquecido, independente da forma. Geralmente usamos moletons, cobertas e casacos para nos aquecer, mas muitos esquecem que uma bela xícara de chá também é bem eficiente nisso. Portanto, venha aprender com o blog Casa e Macete a como fazer para preparar um chá perfeito.

Continua depois da publicidade

Fazer chá é uma cultura muito, muito antiga, e até hoje é extremamente popular, especialmente quando o clima esfria. Consequentemente, agora que o clima está esfriando, é bom ficar por dentro do preparo do chá. Para aqueles que ainda não sabem como fazer, conheça essas dicas importantes, e para aqueles que já sabem, aprenda a deixar seus chás ainda mais gostosos.

Leia também: Veja Como Fazer Para Conservar Alho Triturado Na Geladeira Para Seu Dia A Dia
Como preparar a água da melhor forma?
O chá é uma bebida extremamente simples, e por isso é tão antiga. Sem contar com aditivos como mel ou açúcar, ele é composto apenas de água e ervas. Ou seja, a água é um elemento tão importante quanto a própria erva, que é o que dá gosto ao chá e traz inúmeros benefícios. Ou seja, é importante se atentar não só com a qualidade das ervas, mas também com a qualidade da água.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, evite usar uma água que mal filtrada ou que esteja velha. Estas qualidades podem influenciar negativamente no chá. Em segundo lugar, quando for ferver a água, atente-se a temperatura. Chás claros, como o chá verde, precisam de uma água um pouco menos quente, em torno de 80°C, enquanto chás escuros, como o chá preto, precisam dela mais quente, a cerca de 100°C.

Continua depois da publicidade

Como fazer para preparar um chá perfeito? Conheça essas dicas importantes e deixe seus chás ainda mais gostosos Aprenda dicas importantes para preparar um chá deliciosos. Foto: Pixabay
Como utilizar a as ervas do chá corretamente?
Assim como foi exemplificado, diferentes ervas precisam de cuidados diferentes. A temperatura da água é diferente entre os tipos de ervas, assim como o tempo em que elas devem ficam submersas na água. Ou seja, assim como Thaís Manarini elabora na matéria da Abril, de 14 de fevereiro de 2020, é bom se atentar ao tempo em que a água e a erva ficam em contato.

Idealmente, chás verde ficam submersos na água quente entre 1 e 3 minutos. Enquanto isso, chás pretos ficam um tempo a mais, cerca de 2 a 4 minutos, mas tome cuidado para não passar muito disso, pois o chá pode ficar amargo. Por fim, no caso infusões como hortelã, camomila e erva-cidreira, é preciso ainda mais tempo, por volta de 5 minutos.

Como fazer para preparar um chá perfeito? Conheça essas dicas importantes e deixe seus chás ainda mais gostosos Nesse frio, é sempre bom ter um chá quentinho e gostoso pra se aquecer. Foto: Pixabay
Quais outros cuidados importantes ao preparar um chá?
Talvez você se surpreenda em saber disso, mas não tem problema esperar o chá esfriar depois de feito. Se você quiser, você pode até mesmo guardar ele na geladeira por um tempo. Isso é possível pois o importante não é a temperatura em que você toma ele, e sim o quão fresco ele está. Ou seja, se você for esperar o chá esfriar, procure pelo menos consumir ele no mesmo dia em que foi feito.

O sabor dos chás é bem preciso e característico, portanto não há necessidade de adoçar eles de nenhuma forma. Porém, quando falamos a respeito de gosto para bebidas e comidas, é importante fazer o que te agrada. Portanto, por mais que não seja recomendado adoçar o chá, ou que haja um tempo ideal para molhar as ervas, veja antes se o gosto do chá é de seu agrado.

Leia também: Veja Como Fazer Para Conservar Alho Triturado Na Geladeira Para Seu Dia A Dia

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais