Como fazer para o tempero durar mais tempo? Confira agora as melhores e mais fáceis formas de conservação

Veja o que fazer para ter temperos sempre frescos para cozinhar

Foto do revisor (Nicole Ribeiro)
Revisado por: (Nicole Ribeiro)
Anúncio


Delfim Moreira, quarta-feira, 8 de junho de 2022, por Isabela Sousa – Uma comida bem temperada é o charme da culinária brasileira. Porém, para que isso aconteça a escolha do tempero precisa ser diretamente voltada a seu frescor, e para isso ser possível vamos te ajudar com dicas de conservação.

Continua depois da publicidade

Conservar os condimentos para eles estarem sempre frescos e saudáveis para agregar um sabor especial na comida é muito importante. Entretanto, por mais que durem, não são eternos, e para que eles mantenham o sabor é preciso cuidado. E hoje o blog Casa e Macete vai te ensinar alguns truques para deixar sua comida perfeita, não perca.

Não deixe de conferir: Como fazer brownie no micro-ondas? Veja essa receita que fica pronta em menos de 5 minutos
Quanto tempo dura o tempero caseiro?
Quando bem armazenado e livre de umidade e calor, o tempero caseiro pode durar bastante tempo. Contudo, é muito importante avaliar a textura e a cor, se mudou durante o tempo significa que está na hora de descartar.

Continua depois da publicidade

Por isso, mesmo que faça uma quantidade que dure alguns dias tente ir fazendo aos poucos, o ideal é que ele fique guardado já pronto por até 15 dias, mas mesmo assim sempre confira se ele ainda está fresco.

Continua depois da publicidade

Você pode gostar: Pode passar chá no cabelo? Descubra agora como essa técnica pode mudar totalmente o visual dos fios
Como conservar o tempero na geladeira
Apesar de oferecer uma boa condição de frescor, a geladeira não irá conservar seu tempero de forma correta. Isso porque ele precisa estar seco e longe de umidade para durar mais tempo, então, neste caso, essa não é uma boa ideia.

A melhor forma de conservação é usar potes que são próprios para temperos e deixá-los longe do sol, do calor e da umidade. Além disso, apesar de ser legal ter uma gaveta cheia de condimentos, a melhor forma para conservar é não exagerar comprando mais do que usa.

Como fazer para o tempero durar mais tempo? Confira agora as melhores e mais fáceis formas de conservação - Fonte: canva Como fazer para o tempero durar mais tempo? Confira agora as melhores e mais fáceis formas de conservação – Fonte: canva
Como conservar ervas e especiarias por mais tempo?
Para começar, um truque bem simples para manter suas ervas frescas e com um sabor único por mais tempo é sempre tentar mantê-las inteiras. Por exemplo, ao invés de dividir uma especiaria para duas receitas, tente comprar do tamanho que dará exatamente para uma receita.

Dessa forma, você usa tudo de uma vez e evita ficar guardando metades que irão estragar muito mais rápido. Outro truque básico é evitar luz direta e calor, se quer uma erva fresca mesmo que use sempre, tente deixar em um lugar escuro e fresco.

Por fim, não se esqueça de não exagerar nas compras, quando você compra o que vai usar fica mais fácil consumir um tempero mais saboroso. E mesmo que dure um bom tempo nessas condições, é sempre importante ver se o cheiro e a cor ainda estão normais, do contrário está na hora de trocar.

Não perca: Como cuidar das plantas no frio? Truques infalíveis para manter o jardim lindo e saudável no inverno

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais