Como fazer para usar a cavalinha? Conheça essa planta com muitos benefícios

Fique por dentro dessa planta tão apreciada e utilizada

Foto do revisor (Gabriela Scopel)
Revisado por: (Gabriela Scopel)
Anúncio


Ribeirão Preto, 8 de junho de 2022, por Nicholas Palmeira – Sem dúvidas, a manutenção da saúde é uma prática que todos precisamos aderir. Para isso, existem diversas formas, e uma delas é consumindo produtos que sejam benéficos para a saúde, como a cavalinha. Portanto, o blog Casa e Macete vai te ensinar a como fazer para usar a cavalinha das melhores formas.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, você talvez não esteja familiarizado com a cavalinha, muito menos os seus efeitos. Se esse for o caso, saiba que a cavalinha é uma planta medicinal, que apresenta mais de uma forma de uso. Suas vantagens são diversas, e você irá perceber que ela é uma ótima forma de manter a saúde. Sendo assim, conheça essa planta com muitos benefícios.

Leia também: Saiba Como Fazer Um Cropped Sem Gastar Nada, O Queridinho Da Moda, Confira Agora
Principais benefícios da cavalinha
Primeiramente, a composição da cavalinha apresenta elementos com benefícios diversos. Dentre as principais ações que ela exerce, estão as antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, diurética, remineralizante e cicatrizante. Sim, por incrível que pareça, essa simples planta possui todos esses mecanismos de ação, e consequentemente, possui diversas finalidades.

Continua depois da publicidade

A ação diurética se dá pelos compostos flavonóides, que ajudam a combater a retenção de líquidos e infecções urinárias, e diminui a pressão arterial. Assim, já sua ação remineralizante, dada pela sua riqueza de minerais, ajuda na manutenção da saúde dos ossos. Desse modo, as ações anti-inflamatórias e antioxidantes ajudam no emagrecimento, juntamente com a ação diurética.

Continua depois da publicidade

Como fazer para usar a cavalinha? Conheça essa planta com muitos benefícios O uso da cavalinha proporciona diversos benefícios, conheça-os e aprenda a usá-la. Foto: Pexels
Preparo do chá de cavalinha
Uma das formas de se consumir a cavalinha, é através do chá. Para fazê-lo, basta ter em mãos apenas 1 xícara de água fervente e uma colher de sopa do talo da cavalinha seco. Desde já, não consuma esse chá por mais de 1 semana seguida. Caso contrário, ele pode resultar na eliminação de minerais essenciais para o organismo, e na desidratação.

Dito isso, vamos partir para o preparo do chá, que é muito simples. Basta colocar o talo seco na xícara e deixar em repouso, por cerca de 5 a 10 minutos. Depois, coe a bebida e limite o consumo para até 2 xícaras diárias. Por fim, tente também consumir o chá após as refeições principais do seu dia.

Como fazer para usar a cavalinha? Conheça essa planta com muitos benefícios Não fique de fora, comece a aproveitar os benefícios da cavalinha. Foto: Pixabay
Outras formas de consumo e indicações
De antemão, saiba que existem outras formas de consumir a cavalinha, tão eficientes quanto o chá. Ela pode, por exemplo, ser encontrada na forma de suplemento. Contudo, antes de mais nada, consulte sempre um profissional adequado antes. Por fim, também é possível consumir através de banho de assento, uma técnica que ajuda a tratar infecções urinárias.

Nesse sentido, fique atento, pois existem algumas ressalvas em relação à cavalinha. Na grande maioria dos adultos, ela não surge efeitos colaterais. Porém, assim como já foi dito, não consuma em grandes quantidades ou por muito tempo. Além dos efeitos citados, segundo Samantha Cerquetani, na matéria da UOL de 20 de outubro de 2020, esse consumo pode levar ao descontrole da pressão.

Leia também: Como Preparar Vinho Quente Fácil? Confira Essa Receita Incrível E Muito Prática

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais