Como usar e plantar açafrão da terra? Conheça esse tempero popular e seus benefícios

Esse tempero único é uma excelente adição em pratos e muito benéfico para sua saúde

Foto do revisor (Danilo Capozzi)
Revisado por: (Danilo Capozzi)
Anúncio


Ribeirão Preto, 3 de junho de 2022, por Nicholas Palmeira – Sem dúvidas, os temperos são os grandes responsáveis pelos sabores na cozinha. Um dos temperos que tem grande presença no pratos é o açafrão da terra, muito popular aqui no Brasil. Portanto, o blog Casa e Macete vai te ensinar a como usar e plantar o açafrão da terra com apenas algumas dicas.

Continua depois da publicidade

Também conhecido como cúrcuma, o açafrão da terra é muitas vezes confundido com o açafrão. Este é um tempero extremamente caro, e mais difícil de se encontrar. Portanto, umas das vantagens do açafrão da terra é a sua acessibilidade. Contudo, é claro que seus benefícios não param por aí. Sendo assim conheça esse tempero popular e seus benefícios.

Leia também: Aprenda A Reaproveitar A Palha De Milho E Ganhe Renda Extra, Saiba Como Agora
Benefícios do açafrão da terra
A composição desse tempero possui elementos muito marcantes e proveitosos. Dentre os diversos componentes dele, as curcuminas merecem um destaque especial. Este composto é responsável por dar a coloração do tempero, mas a capacidade dele vai muito além de mera pigmentação. Os benefícios e funções são muito proveitosos para a saúde, e por isso já houveram muitos estudos.

Continua depois da publicidade

A princípio, as curcuminas apresentam capacidades anti-inflamatória e antioxidante, segundo Manuela Biz na matéria da Abril, feita em 14 de fevereiro de 2020. Com isso, a planta é um complemento potencial no tratamento de doenças, como inflamações e osteoporose. Ademais, é dito que a curcumina tem efeitos de aprimorar melhorar o humor e a memória.

Continua depois da publicidade

Como usar e plantar açafrão da terra? Conheça esse tempero popular e seus benefícios Esse tempero possui propriedades muito interessantes, confira. Foto: Pixabay
Recomendações de uso e contraindicações
O uso do açafrão da terra como tempero parte de seus rizomas frescos, que são um tipo de raiz. Ao utilizar dessa forma, o sabor é consideravelmente mais acentuado, portanto, se você busca um sabor mais leve, também é possível adquirir ele em pó ou seco. Contudo, independente da forma em que ele obtido, ele tem um gosto bem forte, e portanto é preciso tomar cuidado com a quantidade.

Por ter um sabor picante, o açafrão da terra serve como um excelente tempero para diversos tipos de carnes, arroz, molhos, sopas e verduras e legumes cozidos. Por outro lado, caso sejam receitas de sabor leve, diminua a quantidade de uso. Ademais, esse tempero definitivamente não combina com pratos de sabor doce, portanto exclua essa possibilidade.

Como usar e plantar açafrão da terra? Conheça esse tempero popular e seus benefícios Os benefícios do açafrão são diversos, fazendo dele uma ótima adição na cozinha. Foto: Pixabay
Como plantar o açafrão da terra
O plantio desse tempero é muito simples, e pode ser feito em casa tranquilamente, visto que a planta se adapta bem tanto a jardins quanto a vasos. Contudo, atente-se a escolha do local do plantio, pois o açafrão da terra é uma planta que precisa ter acesso a bastante luz solar.

O solo ideal para o desenvolvimento da planta é do tipo argiloso, e precisa possuir uma boa adubagem. Quanto as regas, tome bastante cuidado para não regar demais e encharcar o solo, pois isso vai apodrecer as raízes da planta. Por fim, ao seguir esses passo, a planta crescerá facilmente, e estará pronta para a colheita assim que as suas folhas estiverem secas.

Leia também: Ovo: Saiba Onde É Possível Utilizar Esse Ingrediente Tão Versátil Dentro Da Cozinha, Veja Agora

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais