Meditação: como meditar, superar desconfortos e benefícios da prática

Praticar meditação traz melhorias na respiração e concentração, ajudando em condições como ansiedade

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Revisado por: (Vinícius Lima Ribeiro Barbosa)
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O que você vai saber!

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Dia 18 de janeiro de 2022 — A meditação é uma prática que envolve como base a respiração e concentração, tendo como objetivo esvaziar a mente e trazendo paz e excesso de tranquilidade. É um exercício que, para ter efeito, precisa ser realizado e aprimorado diariamente, quando alcançado o estado meditativo, é possível ter maior clareza mental e emocional, gerando mais facilidade em lidar com problemas pessoais ou profissionais, por exemplo.

Para compreender melhor sobre a meditação, seus benefícios, qual a melhor maneira de praticar para evitar desconforto e quais os melhores horários para o exercício, o Decor e Dicas preparou este post cheio de dicas, confira!

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Benefícios da meditação

Cientificamente comprovado, a meditação ajuda no tratamento de condições como ansiedade, depressão ou estresse, por isso, é muito recomendado a prática diária. É um exercício que pode ser feito sozinho ou em grupo, em casa ou em um lugar especializado. Além disso, o exercício pode trazer inúmeros benefícios, entre eles:

  • Diminui estresse e ansiedade;
  • Ajuda no tratamento da depressão;
  • Melhora a respiração e a concentração;
  • Ajuda a ter um sono melhor;
  • Estimula  o autoconhecimento e a autoestima;
  • Reduz a pressão arterial.

Melhor horário

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Para as pessoas que comumente acordam mais cedo (sem pressa), e costumam dormir bem, sem insônia ou ansiedade matutina, é recomendado praticar meditação pela manhã, antes de iniciar as tarefas diárias.

Para as pessoas mais ansiosas, que acordam agitadas com pressa, e costumam sofrer com problemas de insônia, por exemplo, o ideal é praticar a noite. Assim, irá relaxar e estimular a diminuição da ansiedade e estresse do dia, e melhorando a qualidade do sono.

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Como começar a praticar e técnicas

O ideal é começar a meditar por pouco tempo, cinco minutos é suficiente no início, e ir aumentando com o passar dos dias, a mente vai se acostumando (há monges que meditam por dias seguidos). Logo após, basta permanecer sentada, com a coluna reta e as pernas cruzadas.

Uma técnica inicial é colocar as mãos na barriga, respirando até inchar a barriga e expirando pela boca até esvaziar completamente, pode fazer barulhos ao expirar, externalizando todo o estresse através da expiração. Portanto, faça isso cinco vezes, depois passe a respirar normalmente (pelo nariz apenas) e profundamente, tente imaginar uma luz branca entre seus olhos, e foque nisso. Outra boa ideia para esvaziar a mente é colocar música meditativa em volume bem baixo.

Por fim, confira como superar os desconfortos na hora da meditação com este vídeo do canal Haroldo Dutra Dias – Odisseia:

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