Benefícios de pular corda: entenda quais são e como praticar essa atividade

Entenda os benefícios de pular corda: a atividade é muito mais que brincadeira de criança

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Revisado por: (Vinícius Lima Ribeiro Barbosa)
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O que você vai saber!

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Um dos grandes empecilhos na hora de praticar atividade física é a falta de praticidade. Ter que ir até a academia ou depender do bom tempo para correr ou pedalar, por exemplo. Da mesma forma, desembolsar um valor mensal nem sempre é viável para todos. Por isso, hoje, dia 11 de janeiro, preparamos um artigo que vai te mostrar os benefícios de pular corda. Dessa forma, você terá uma alternativa super versátil, ao contrário dos exemplos citados acima.

Nós do Decor e Dicas estamos sempre buscando opções para facilitar e melhorar a qualidade de vida. Nesse sentido, pular corda se mostrou uma excelente atividade por vários fatores. Confira quais são a seguir.

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Benefícios de pular corda

  1. Queima calórica: Estudos mostram que se alguém pulasse corda por 1h, essa pessoa conseguiria gastar 800 kcal. Porém, como praticar esse exercício por uma hora ininterrupta é difícil, você pode estabelecer uma rotina de 10 minutos diários. Assim, conseguirá gastar 120 kcal, o que é uma queima maior do que se você corresse durante 10 minutos.
  2. Melhora no condicionamento físico: Comece mais devagar e vá aumentando o tempo e/ou a intensidade. Consequentemente, haverá uma melhora gradual do seu condicionamento. Assim como nos demais exercícios que você praticar.
  3. Desenvolvimento muscular: Por ser um exercício que trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo, você terá um desenvolvimento muscular. Portanto, praticando essa atividade frequentemente, a mudança no seu corpo será perceptível.
  4. Exercício aeróbico: Por ser um exercício aeróbico, pode substituir corrida, caminhada ou mesmo a bicicleta. É excelente para dias de chuva ou excessivamente quentes. Pois nesses casos, você pode executar seu aeróbico diário no conforto da sua casa.
  5.  Aceleração do metabolismo: Pular corda acelera a frequência cardíaca, promovendo a aceleração do metabolismo. É isso que gera uma maior queima calórica.
  6. Liberação da endorfina: A endorfina é o hormônio responsável pelo bem estar. Em outras palavras, é excelente no combate ao estresse e a ansiedade. Proporcionando uma maior qualidade de vida e dias mais leves.
  7. Melhora no sistema cognitivo: Ao pular corda, você trabalha os dois lados do seu corpo, bem como os dois lados do cérebro. Assim, irá desenvolver sua coordenação motora, sua capacidade de concentração e sua agilidade ao efetuar raciocínios.

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E tem mais

Além de tudo isso, esse é um exercício que pode ser praticado em qualquer lugar. Em casa, no parque, na praia. Antes de ir para a faculdade, no intervalo do almoço ou depois de chegar do trabalho. As possibilidades são infinitas, e tudo que você precisa é de 10 minutinhos por dia.

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Como praticar essa atividade

Existem vários tipos de corda disponíveis no mercado. As mais finas são cordas de velocidade, enquanto as mais grossas são feitas de PVC e mais pesadas, mais fáceis de controlar.

Antes de mais nada, para escolher a corda ideal, meça da seguinte maneira: pise no centro da corda e estique-a na vertical. Se os pegadores ficarem próximos a linha dos seus ombros, esse é o tamanha ideal para você.

Na hora de pular, concentre seu peso na ponta do pé, para reduzir o impacto. Flexione levemente os joelhos e aproxime os antebraços do tronco, pois a maior parte do movimento se dá no punho.

Benefícios de pular corda reprodução canva
Benefícios de pular corda reprodução canva

Lembre-se de evitar o “pulo duplo”, pois ele prejudica sua coordenação motora e a eficiência do exercício. Pular muito alto também não é recomendado. Então prefira pulos curtos, com altura suficiente apenas para a corda passar.

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Por fim, aproveite seu exercício! Essa é uma grande oportunidade de condicionar seu corpo e sua mente, para uma vida mais saudável e mais feliz.

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