Chocolate: saiba quais são os benefícios e malefícios desse doce

O consumo de chocolate tem seus prós e contras, confira

Foto do revisor (Wanessa Fernandes)
Revisado por: (Wanessa Fernandes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Florianópolis, sábado, 16 de abril – A páscoa está chegando, e com ela, todo mundo lembra da tradicional entrega de ovos de chocolate né? E como é tempo de ganhar chocolate, você precisa saber até que ponto ele te traz benefícios e malefícios.

O chocolate é considerado o doce mais consumido do mundo. Afinal, é difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. No entanto, por conter açúcar, gordura e cafeína, ele se torna muito viciante. Por isso, é preciso cuidado na forma de consumo. Aqui no Decor e Dicas você vai saber todos os prós e contras desse doce tão delicioso.

Leia: Veja como espantar mosquitos de casa de forma natural; confira 2 receitas caseiras

Benefícios

Primeiramente, para que o chocolate se torne benéfico para a sua saúde, é necessário que ele tenha pelo menos 65% de cacau, ou seja, um chocolate amargo ou meio amargo. O cacau é um fruto com importante valor nutricional, capazes de ajudar nos efeitos de prevenção e cura.

Portanto, conheça quais são os benefícios de consumo que o chocolate meio amargo e amargo trazem para a saúde.

Continua depois da publicidade

Função cerebral: os chocolates amargo e meio amargo possuem substâncias que ajudam a aumentar o fluxo do sangue para o cérebro, podendo evitar até mesmo problema de Alzheimer.

Continua depois da publicidade

Coração: o chocolate ajuda no fluxo adequado de sangue por conta de algumas substâncias do cacau, ajudando assim, a saúde do coração.

Bem-estar: ajuda no seu humor e bem-estar, pois, ajuda a liberar o hormônio serotonina, que ajuda a regular o sono, apetite, humor e memória.

Leia também: Receita de pipoca de chocolate para você fazer no fim de semana

Protege a pele: por conter compostos bioativos, o chocolate acaba protegendo a sua pele contra a radiação UV.

Além desses benefícios, os chocolates acima de 65% de cacau também ajudam no sistema nervoso central, diminui a pressão arterial, aumenta o colesterol bom e diminui a fome.

Malefícios

Mesmo com muitos benefícios, você não deve consumir os chocolates acima de 65% cacau em excesso. Pois podem provocar alguns problemas de saúde.

Segundo Sibele Oliveira, em matéria publicada em 11 de abril de 2020, no site da Uol, os chocolates ao leite possuem um alto índice glicêmico, por isso, acaba sendo prejudicial para a saúde, podendo desencadear diabetes, aumento de colesterol, aumento de acne e inflamação na pele. Porém, não precisa se desesperar, pois, você pode controlar no seu consumo diário.

Você também pode conferir outras dicas sobre o chocolate no vídeo abaixo, do RedeSéculo21, no YouTube.

Você também pode gostar: 5 receitas de pão caseiro para você fazer em casa; prático e fácil

Carregando comentários aguarde...
...
...