Desidratação no verão: Saiba como evitar e quais os sintomas

É preciso cuidado para não desidratar nesse verão

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Revisado por: (Vinícius Lima Ribeiro Barbosa)
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O que você vai saber!

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O verão está aí, a estação mais esperada por muitos brasileiros, porém, com o forte calor, é preciso redobrar os cuidados com o corpo para evitar a desidratação. O tema de hoje, 9 de janeiro, é bem importante para a saúde do corpo, principalmente no verão.

Essa época do ano os casos de desidratação são muito altos, isso acontece, pois, o calor faz você perder mais líquido do que você ingere. Aqui no Decor e Dicas você aprenderá a como manter seu corpo hidratado nesse verão e evitar problemas de desidratação.

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Beba muita água

É natural que a rotina no verão acaba sendo mais corrida, e você esquece de consumir a quantidade de água ideal para evitar a desidratação.

Por isso, é importante sempre estar com uma garrafa de água por perto. Além disso, a recomendação é de que você tome 2L de água por dia para manter o corpo bem hidratado.

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Mantenha uma boa alimentação

Sim, é difícil manter uma boa alimentação no verão, mas ficar o dia todo na praia, consumir produtos industrializados e muitas vezes contaminados, é um dos grandes perigos para desidratação ou para desencadear alguma outra doença.

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Mas isso acontece por conta do forte calor, que aumenta o risco de alimentos contaminados e prejudiciais para a saúde. Por este motivo:

  • Exagere em frutas com alta concentração de água;
  • Verduras, saladas e alimentos naturais (de preferência, preparados na hora);
  • Sucos naturais também são boas opções.

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Cuidado com alguns alimentos

Se você for consumir alimentos comercializados em ambientes abertos, é importante estar atento em alguns sinais:

  • Fique atento na temperatura do alimento;
  • Note se o alimento está bem cozido, frito ou assado;
  • Evite frutos-do-mar, esses alimentos são fortes e precisam ser consumidos em lugares confiáveis;
  • Controle o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evite refrigerantes e sucos de caixinha.

Sinais e sintomas de desidratação

Está preocupado com o seu nível de desidratação? Então preste atenção, o corpo começa a dar sinais. Confira os níveis:

  • Leve: Urina amarela escura e forte odor, sede com muita frequência;
  • Moderado: Dor de cabeça, tontura e perda de equilíbrio;
  • Alto: Febre, vômito, pele e lábios secos e falta de suor o nível de desidratação.

Por fim, confira também esse vídeo de dicas para evitar a desidratação, no canal da Revista AnaMaria, no YouTube.

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