Dicas para dormir melhor, saiba como ter uma excelente noite de sono

Conheça as dicas de como ter um sono de qualidade

Foto do revisor (Vinícius Lima Ribeiro Barbosa)
Revisado por: (Vinícius Lima Ribeiro Barbosa)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Nesta sexta-feira, 28 de janeiro, vamos lhe mostrar dicas para dormir melhor e ter uma noite de sono de qualidade. Uma ótima noite de sono é essencial para nosso corpo, por isso é tão importante dormir a quantidade certa.

Aqui no Decor e Dicas você encontra essas dicas e muitas outras incríveis. Hoje, você vai aprender a ter uma noite incrível de sono e esquecer todos aqueles problemas e dormir em paz, para acordar com mais disposição e animo.

Continua depois da publicidade
 A conclusão é de que adulto saudável deve dormir, diariamente, entre 7 horas e 7 horas e meia. No entanto, apesar de não parecer tanto tempo assim, muitas pessoas costumam dormir bem menos do que isso.

Dicas para dormir melhor:

1) Adotar horários regulares de sono.

Primeiramente procure deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana.

2) Evitar dormir muito durante o dia.

Cochilos, quando possíveis, podem ajudar na disposição, mas acima de 30 minutos (em qualquer momento do dia) tendem a prejudicar o sono noturno.

3) Fazer atividade física pela manhã ou à tarde.

A prática de atividade física é essencial para a boa saúde e ajuda a dormir melhor, mas pode causar agitação. Por isso é melhor exercitar-se até seis horas antes de dormir.

4) Evitar bebidas com cafeína à noite.

Café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético contêm substâncias estimulantes, como a cafeína. Por isso devem ser evitados até cinco horas antes de dormir.

5) Comer alimentos leves no jantar.

Alimentos pesados e ricos em proteína, quando consumidos em excesso à noite, podem atrapalhar o sono. Pratos leves com carboidrato, como um lanche natural, são mais indicados para induzir o sono.

6) Dicas para dormir melhor: evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Apesar de o primeiro efeito do álcool ser sedativo, depois de um tempo ele pode provocar agitação. Recomenda-se então evitar o consumo de álcool até seis horas antes de dormir e como indutor do sono.

7) Diminuir a exposição à luz durante à noite.

Ao escurecer, começamos a produzir melatonina — hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para dormir. Além disso, lâmpadas fortes, telas de computador, tablets e celulares podem atrapalhar a produção de melatonina, e devem ser reguladas ou evitadas durante à noite.

8) Criar um local aconchegante para dormir.

Iluminações do despertador, da rede sem fio (wireless) e do aparelho de TV a cabo podem prejudicar o sono, assim como barulhos da rua, ronco do parceiro ou da parceira e movimentações de animais domésticos. Além disso, devemos regular as luzes emitidas pelas telas de celular e tablets, durante à noite, para emitirem menos luz, e criar um ambiente totalmente escuro e silencioso para dormir.

9) Fazer atividades relaxantes à noite.

Um banho morno cerca de duas horas antes de dormir abaixa a temperatura corporal e relaxa, ajudando na indução do sono. Atividades como ler, pintar, bordar, escutar música calma e meditar também podem contribuir para isso.

10) Tentar não “brigar” com a insônia.

Por fim, ir para a cama sem sono não ajuda. O ideal é fazer alguma atividade com pouca luz e que não provoque agitação, como ler ou assistir a um programa de TV enfadonho. Se despertar, o ideal é retomar essas atividades até sentir sono novamente.

Veja mais: Salada de feijão-verde com perfume de cambuci: uma receita diversificada para você

Veja mais: Perfumes caseiros para guarda roupas: confira as dicas para suas roupas

Carregando comentários aguarde...
...
...