O poder dos óleos essenciais; conheça os principais e suas funções curativas

Óleos essenciais e funções curativas

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Poços de Caldas, sábado, 02 de março, por Aline Maure – Os óleos essenciais também chamados ‘óleos voláteis’, são misturas complexas de substâncias voláteis, odoríferas e líquidas. Dessa maneira, são encontrados em diferentes órgãos vegetais, em diferentes espécies.

Continua depois da publicidade

Esses óleos são armazenados em órgão secretores, como tricoma, células e canais secretores. Assim, são extraídos e usados na perfumaria, cosméticos, aromaterapia e medicina. A seguir, o blogue Decor & Dicas mostra os principais óleos e suas funções.

Leia também: Aprenda a fazer colomba pascal um pão delicioso para sua páscoa; veja a receita

O poder os óleos essenciais; conheça os principais e suas funções curativas-Canva-
O poder dos óleos essenciais; conheça os principais e suas funções curativas-Canva-

Leia também: Saiba como deixar o imóvel alugado do seu jeito sem modificar a estrutura

Óleos essenciais e suas funções curativas

As formas de usar os óleos essenciais podem variar conforme a finalidade. O melhor é consultar um especialista para avaliar o caso e dar orientações. Mas, usam-se óleos em massagens, banhos terapêuticos, escalda-pés e inalação.

Contudo, os óleos são contraindicados grávidas, crianças com menos de 3 anos, idosos, epiléticos, cardíacos, pessoas com síndromes em geral. Portanto, é importante passar por uma consulta com médicos e especialistas e avaliar possibilidade de uso, segundo reportagem de Ana Luisa Moraes, de fevereiro de 2020, na VEJA

Continua depois da publicidade

Óleo essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda pode trazer tranquilidade, relaxamento, melhorando o sono e diminuindo estresse e aliviando sintomas de ‘TPM’. Além disso, pode até diminuir episódios de depressão e de ansiedade também.

Continua depois da publicidade

Óleo essencial de Alecrim

É um agente analgésico alivia dores de cabeça e enxaquecas, a dor reumática e o cansaço muscular por excesso de esforço. Assim, possui ação na fibromialgia e amenorreia.

Óleo essencial de Melaleuca

Ação anti-inflamatória, reduzindo o pus em feridas infeccionadas, furúnculos e espinhas. É útil em caso de queimadura, ferida e acne. Além disso, estudos mostram atividade antifúngica e bactericida.

Óleo essencial de Laranja

Parece ter uma forte ação calmante,  melhora quadros de ansiedade e depressão. Assim, alivia estados de tensão e estresse, ajudando na sensação de tranquilidade em pensamentos positivos.

Óleo essencial de Eucalipto

Age no sistema respiratório em casos de gripe, tosse, acúmulo de catarro, sinusite, asma, etc. Assim, atua amenizando a congestão e inflamação e auxiliando na liberação da mucosidade.

Óleo essencial de Copaíba

Tem ação na pele e atua como um bom cicatrizante e antisséptico de feridas externas. Dessa maneira, também pode aliviar processos inflamatórios como a psoríase.

Gostou do conteúdo, quer saber mais sobre óleos essenciais? Então, assista o vídeo abaixo de uma entrevista com o pesquisador da Embrapa, Roberto Vieira, no canal ‘TV BrasilGov’.

Veja também: Aprenda a fazer decorações para essa pascoa; veja as dicas a seguir

Carregando comentários aguarde...
...
...