Quer fazer um orquidário? Confira dicas de cultivo, e como plantar em tronco seco e vasos

Aprenda a cultivar orquídeas

Foto do revisor (Wanessa Fernandes)
Revisado por: (Wanessa Fernandes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Poços de Caldas, sexta-feira, 08 de março, por Aline Maure – As orquídeas são as plantas que mais cativam as pessoas. Existem até grupos de colecionadores, chamados orquidófilos. Mas, os iniciantes nessa prática têm muitas dúvidas de como fazer um orquidário.

Continua depois da publicidade

E foi pensando nesse público que o Decor & Dicas trouxe várias dicas para quem quer começar a plantar suas orquídeas. Então, nos acompanhe nas dicas a seguir e saiba tudo sobre orquídeas.

Leia também: Sua jabuticabeira está demorando para dar frutos? Conheça a técnica de alporquia e acelere a floração

Quer fazer um orquidário? Confira dicas de cultivo, e como plantar em tronco seco e vasos-Canva
Quer fazer um orquidário? Confira dicas de cultivo, e como plantar em tronco seco e vasos-Canva

Você também pode gostar: Água para lençóis; aprenda o passo a passo e deixe sua roupa de cama perfumada

As orquídeas

As orquídeas são plantas epífitas, ou seja, são plantas que vivem sobre as outras somente para apoio, sem usar seus nutrientes, segundo o site Brasil Escola. São plantas de desenvolvimento lento, então não adianta encher de adubo pois isso pode até prejudicar sua orquídea. Geralmente elas florescem uma vez ao ano, e muitas dão apenas uma flor. E é exatamente por brotar apenas uma exuberante flor uma vez ao ano que essas plantas são tão estimadas.

O orquidário

É importante garantir a sombra para suas plantas. E, para isso, o sombrite é um material ideal para fazer seu orquidário. Se o espaço que você tem bate sol duas vezes por dia, o ideal é que tenha um sombrite de 70%. Já para locais que batem sol apenas uma vez ao dia, é melhor ter um sombrite de 50%.

Continua depois da publicidade

A água da chuva é rica em nutrientes como nitrogênio importantes para as plantas, e elas adoram. Então, em dias de chuva não há necessidade de regar as orquídeas. O excesso de água é o principal motivo para perdas.

Continua depois da publicidade

Como plantar orquídeas em troncos secos

O tronco seco é o substrato ideal para as orquídeas. Esse método de plantio é o mais seguro para iniciantes no ramo das orquídeas, pois, não há como errar no excesso de água como há nas orquídeas plantadas em vasos. Então, para plantar orquídeas em troncos secos siga o passo a passo a seguir:

  • Separe um pedaço de tronco seco, de madeira firme para não apodrecer tão rápido, e com bastante rugas e sulcos para ajudar na retenção de água.
  • Separe também uma pequena quantidade de musgo e umedeça com água de arroz  para fazer a caminha da orquídea. A água de arroz é rica em celulose, vitaminas e minerais que ajudam as plantas a crescerem e florescerem. Assim,  você pode regar suas plantas com esse adubo natural sempre que puder.
  • Prepare a caminha da orquídea no tronco e amarre-a com uma linha resistente dando várias voltas no tronco de maneira a deixá-la bem firme. Use uma linha resistente para evitar que apodreça fácil com o tempo.
  • Você pode fazer um furo na madeira e fazer um gancho com fio de eletricidade para poder pendurar o tronco. Assim, você pode fazer um suporte para orquídeas e adaptar vários troncos nele.

Como plantar orquídeas em vasos

Como dissemos anteriormente, as orquídeas plantadas em vasos são mais susceptíveis a morrer por excesso de água. Assim, um substrato bastante drenável é importante. Então, veja abaixo os ingredientes para fazer um substrato ideal:

  • Cascas de pino em pedaços pequenos;
  • Cascas de macadâmia triturada;
  • Esfagno triturado;
  • Pedra brita 0 lavada.

A pedra brita 0 é a primeira camada das rochas que são tiradas de pedreiras. Essas pedras já receberam plantas e bastante chuva na natureza, por isso são ricas em calcário e vários nutrientes para plantas.

Uma outra dica é ficar atento a possíveis pragas. Caso o ambiente do seu orquidário tenha bastante caramujo, aplique lesmicida para evitar que eles prejudiquem suas plantas. Coloque somente 10 bolinhas que já é o bastante.

Gostou do conteúdo? Então, agora, você pode começar seu plantio de orquídeas. Mas, antes, assista ao vídeo do Francisco Deusvando e saiba mais dicas para obter orquídeas lindas e saudáveis.

Você também pode gostar: Água para lençóis; aprenda o passo a passo e deixe sua roupa de cama perfumada

Carregando comentários aguarde...
...
...