Cadastro Único pode ser cancelado? Entenda o que pode acontecer

São vários benefícios sociais disponíveis, que podem ser obtidos através do Cadastro Único.

Anúncio


Ponta Grossa, 18 de março de 2022 ─ Cadastro Único pode ser cancelado ─ O CadÚnico é uma ferramenta do Governo Federal, de coleta e atualização de dados para monitoramento da situação socioeconômica de milhares de famílias brasileiras. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra se o Cadastro Único pode ser cancelado.

Cadastro Único pode ser cancelado

Programas do Governo como o Bolsa Família, Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, Bolsa Safra, Vale Gás e tantos outros, para serem aprovados e disponibilizados para aquelas famílias que se enquadram, antes passam por uma análise através do Cadastro Único.

O Cadastro Único se enquadra como um banco de dados que armazena informações de milhares de pessoas de todo o Brasil. Para que o Governo fique a par da situação socioeconômica das famílias de baixa renda, é preciso que esse cadastro seja atualizado regularmente.

A atualização é obrigatória. Quem não fizer pode ter seu benefício suspenso, e as informações coletadas é que determinarão se a família se enquadra ou não para que continue a ser beneficiada.

1- Cadastro Único e a importância de atualizar

De acordo com o G1, haverá revisões nos cadastros de beneficiários do novo programa do governo, o Auxílio Brasil, que poderá implicar no cancelamento ou na suspenção do benefício.

Continua depois da publicidade

Essas revisões se dão por meio de avaliação no perfil dos beneficiários através de seus cadastros no CadÚnico, é devido a isso a necessidade de atualização constante das informações.

Continua depois da publicidade

Veja também: Como atualizar Cadastro Único? Saiba tudo sobre os benefícios sociais

2- Como fazer o cadastro?

Cadastro Único pode ser cancelado
Cadastro Único pode ser cancelado – Foto: Canva Pro

Para fazer parte do Cadastro Único, é necessário cumprir uma série de requisitos, que se ignorados, podem levar a exclusão da pessoa ou da família do programa. Para ser inserido nessa plataforma, basta procura o CRAS (Centro de referência em Assistência Social) da sua cidade ou do seu bairro.

Para fazer parte do programa é necessário seguir pré-requisitos. A inscrição deve ser feita por uma pessoa maior de dezesseis anos, preferencialmente do sexo feminino. A família deve ter uma renda per capita inferior ou igual meio salário mínimo.

É necessário ainda levar a documentação de todos os membros da família. CPF, RG, certidão de casamento, de nascimento, título de eleitor, carteira de trabalho, a Certidão administrativa de Nascimento (para indígenas e quilombolas) e um comprovante de residência recente, podendo ser à conta de energia ou água.

3- Como o cadastro Único pode ser cancelado?

Para realizar o cadastro, é feito ainda uma entrevista acerca da estrutura da residência, da posse de bens móveis, se trabalha, qual a renda, os gastos com despesas fixas, situação de saúde e gasto com medicamentos, entre outras informações.

Esses dados devem ser atualizados regularmente a cada dois anos, se não for, há o risco de a família seu cadastro cancelado e seus benefícios suspensos. No entanto, se houver alteração de endereço, de renda ou da quantidade de pessoas na família, o responsável deverá ir ao CRAS e informar a alteração.

O cancelamento pode ocorrer ainda caso haja a comprovação de omissão de informações ou dados inverídicos, por decisão da justiça, por solicitação da própria família ou por recusa de esclarecer algum dado.

A não localização da família por um período superior a dois anos, desde que o órgão da cidade tenha registros de que procurou a família, mas não encontrou, ou ainda, devido o falecimento de toda a família. Por esses motivos, é tão importante que seja feita a atualização do Cadastro Único.

Veja também: Como se inscrever no CadÚnico pela internet; veja passo a passo

10 ideias para FAZER RENDA EXTRA no final de semana (Dicas quentes!!!)

Carregando comentários aguarde...
...
...