Como atualizar Cadastro Único? Saiba tudo sobre os benefícios sociais

O CadÚnico é uma possibilidade que abrange pessoas com baixa renda

Anúncio


Considerar como atualizar Cadastro Único é fundamental para quem deseja acessar os recursos sociais do Governo Federal. Com as informações cadastrais em dia, o inscrito poderá participar de diversos programas, incluindo o Auxílio Brasil. Nesta data (16/02), o Guia do Ex-Negativado mostra todas as etapas para efetuar a devida atualização.

Como atualizar Cadastro Único

Assim que o Auxílio Brasil entrou em vigor no país, muitos brasileiros ficaram interessados em saber como atualizar Cadastro Único. Afinal de contas, a atualização pode garantir a entrada dos inscritos no novo programa social.

Para fazer isso, o responsável pelo grupo familiar precisa se dirigir a um estabelecimento do CRAS, portando a documentação necessária. Vale destacar, portanto, que em algumas regiões a atualização só pode ser feita mediante agendamento prévio.

O banco de dados do CadÚnico demora até 45 dias para receber os novos dados da família. Depois desse período, os beneficiários já podem verificar se os recursos estão disponíveis.

Documentos necessários para atualizar Cadastro Único

Para fazer a devida atualização do Cadastro Único, é fundamental estar com título de eleitor ou CPF em mãos. Ademais, o responsável pelo grupo beneficiário também precisa portar documentos para identificar os demais membros. Nesse caso, ele poderá levar:

Continua depois da publicidade
  • RANI (pessoas indígenas);
  • Título de eleitor;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento;
  • ou Carteira de trabalho.

Para seguir com a atualização, basta, portanto, solicitar o serviço a um dos atendentes do estabelecimento. Depois dos questionamentos, então, um novo número do NIS será gerado para identificar o responsável.

Continua depois da publicidade

Veja também: Auxílio Brasil e carteira assinada; recebe? Veja se você ainda tem direito

Quais recursos são liberados pelo Cadastro Único?

Como atualizar Cadastro Único
Como atualizar Cadastro Único – Imagem: Michele Azevedo – FolhaGO

Além de disponibilizar o Auxílio Brasil, portanto, o Cadastro Único consegue disponibilizar diversos outros benefícios aos inscritos. Dentre os principais, podemos, então, destacar:

Bolsa Verde;
Telefone Popular;
Passe Livre para PcD;
Carta Social;
Programa de Cisternas;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Programa Casa Verde e Amarela;
Carteira do Idoso.

Vale ressaltar, então, que o cadastro também permite isenção nas taxas de inscrição de concursos públicos, conforme descrito na legislação do país.

Como fazer a consulta do CadÚnico

Após fazer a atualização, os inscritos podem, então, verificar seu novo código NIS por meio do aplicativo Meu CadÚnico. Na plataforma, também existe a possibilidade de consultar as informações do grupo familiar e tirar comprovantes de inscrição.

Outra forma de consultar a situação do CadÚnico é, portanto, através do telefone. Para isso, basta ligar para 0800 707 2003, disponível de segunda a sexta-feira (7h às 19h) e nos finais de semana (10h às 16h).

Veja também: Como é feito o Cadastro no CadÚnico? Veja como proceder

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...