Como sacar o PASEP na aposentadoria? Entenda o procedimento

Uma das principais dúvidas que servidores públicos aposentados, ou prestes a se aposentar, têm é referente aos seus direitos.

Anúncio


Ponta Grossa, 16 de março de 2022 ─ Como sacar o PASEP na aposentadoria ─ Se você é um servidor público aposentado e deseja sacar o seu saldo do PASEP, essas informações podem ser úteis. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado ensina mais sobre o trâmite financeiro.

Como sacar o PASEP na aposentadoria

Uma das principais dúvidas que servidores públicos aposentados, ou prestes a se aposentar, têm é referente aos seus direitos. O pagamento mensal do benefício, bem como o equivalente em 13º salário já são conhecidos, mas outros nem tanto. Um deles é a possibilidade de saque do saldo do PASEP.

Os aposentados que trabalharam durante os anos 1971 e 1988 têm o direito de efetuar o saque do saldo do PASEP, que pode ter consulta em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Veja também: Saque de R$ 1 mil do FGTS vai acontecer?

Como posso realizar o saque?

Como sacar o PASEP na aposentadoria
Como sacar o PASEP na aposentadoria – Foto: Canva

Agora que você, servidor público aposentado, sabe que pode sacar seu saldo de PASEP, hora de saber como fazer isso. No site do Governo Federal, há um passo a passo completo. Primeiramente, você deverá ligar para o número 135 para solicitar de um atendente a certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS.

Continua depois da publicidade

Deverá ser informado o endereço do aposentado para que o documento tenha envio para sua casa nos correios. Uma vez que o documento chegue, o que pode levar em média 20 dias corridos, o aposentado poderá ir em uma instituição bancária para conseguir fazer o saque dos valores de PASEP ainda não pagos.

Continua depois da publicidade

Lembrando que não há necessidade do beneficiário se dirigir a uma agência do INSS, pois todo o procedimento é realizado pelo telefone.

Em quais bancos posso fazer o saque?

Com a Certidão para saque do PASEP, o aposentado poderá ir sacar os valores não recebidos tanto na Caixa Econômica Federal, quanto no Banco do Brasil. A boa notícia é que não há prazo para o saque, podendo ter realização a qualquer momento, e na Caixa, o saque pode ser feito pelo cartão cidadão.

Dependentes podem sacar o valor em caso de aposentado falecido?

Sim! Basta que os familiares levem a documentação exigida pelos bancos para terem acesso ao benefício do aposentado que veio a óbito. Esses documentos são:

  • Declaração de consenso entre os beneficiários da família;
  • Declaração de inexistência de outros herdeiros;
  • Documentos pessoais dos herdeiros.
  • Saque seu benefício agora.

O saldo do PASEP disponível para saque é um direito de todo aposentado servidor público. Mas, muitos não tinham conhecimento disso e, portanto, o valor teve resguardo sem uso por muitos anos.

Se você é, então, um servidor público aposentado que obedece aos requisitos, não perca tempo e faça proveito do seu benefício!

Veja também: Banco do Brasil pode reter Pasep? Entenda o que pode acontecer

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...