Consultar PIS pelo telefone; veja o passo a passo simples

Para o cidadão garantir o direito, a consulta do PIS – que poderá ser realizada até mesmo por telefone – se faz fundamental para receber o dinheiro pago anualmente.

Anúncio


Consultar PIS pelo telefone – O Programa de Integração Social (PIS) atualmente beneficia milhares de trabalhadores formalizados, os quais anualmente recebem um abono salarial. Nesta data (28/02), o Guia do Ex-Negativado está divulgando as principais dicas sobre o tema.

Consultar PIS pelo telefone

Antes de tentar consultar o PIS pelo telefone, é importante frisar que o direito ao abono salarial é garantido somente aos trabalhadores legalmente formalizados. Com isso, é gerado uma inscrição no PIS, em que a empresa contratante contribui mensalmente com o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), garantidor do benefício.

Tendo direito ao recebimento do abono salarial, é possível fazer a consulta do PIS através do número de telefone 0800 726 0207, que é um dos canais de atendimento da Caixa Cidadão. Para conseguir realizar o atendimento, é preciso ficar atento aos dias de funcionamento e horários.

  • Segunda a Sexta feira: das 08 às 21 horas;
  • Sábado: das 10h às 16h.

O canal oferece todas as informações necessárias sobre o PIS e o trabalhador ainda poderá sanar suas dúvidas em relação ao programa.

Veja também: Menor aprendiz tem direito a PIS?

Continua depois da publicidade

Como saber se tem direito ao PIS

Consultar PIS pelo telefone
Consultar PIS pelo telefone – Foto: Canva

Para receber o pagamento do PIS o trabalhador, mesmo formalizado, precisa se enquadrar em alguns critérios para a bonificação:

Estar empregado com carteira assinada em um período mínimo de cinco anos;
Ter trabalhado há pelo menos trinta dias antes da data de pagamento do PIS anual;
Receber até dois salários mínimos;
Estar cadastrado no PIS ou Pasep.

Como saber o número do PIS?

Ao estar cadastrado no PIS, o cidadão pode e deve consultá-lo para conferir o número de inscrição. Essa informação poderá ser necessária em algum momento e o trabalhador precisa saber onde encontrá-la. Por isso, para a consulta do número do PIS, há a possibilidade de conferência por diversos meios como:

Pelo telefone, através do número 0800 726 0207;
Na carteira de trabalho, registrado na primeira página do documento;
No Cartão Cidadão entregue pela Caixa;
No extrato FGTS;
Através do site do CNIS;
Carteira de Trabalho Digital;
Em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Como saber quando sai o PIS?

O trabalhador que já se enquadrar nos critérios de recebimento do abono salarial do PIS, poderá conferir quando sai o pagamento através do calendário de pagamento do ano corrente. Tal calendário é lançado no site do Governo Federal, entretanto, também poderá ser consultado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho digital (disponível para Android e IOS).

Além disso, o trabalhador também terá informações de quanto receberá de acordo com o período trabalhado.

Veja também: Aprenda como sacar o PIS sem Cartão Cidadão

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...