O que você vai saber!
A CTPS Digital foi criada em 2017 com o intuito de facilitar o cotidiano dos trabalhadores. Disponível para Android e iOS, essa plataforma possui as principais informações dos profissionais e dos contratos. Nesta data (01/02), o Guia do Ex-Negativado mostra como utilizar a CTPS!
O que é CTPS Digital?
A CTPS Digital, criada em 2017, é um aplicativo que está disponível para Android e iOS. Enfim, essa plataforma tem o objetivo de facilitar o cotidiano dos profissionais, reunindo informações formais em um único lugar.
Dessa maneira, o trabalhador pode estar sempre com o documento em suas mãos, realizando a consulta a qualquer hora e lugar. Segundo o Governo Federal, este aplicativo é o mais baixado do Gov.br, com mais de 500 milhões de usuários.
Portanto, caso tenha interesse em facilitar o cotidiano de trabalho, nada melhor do que contar com esse aplicativo. Afinal, através do aplicativo, é possível consultar dados atuais e antigos do trabalho a qualquer hora e lugar, desde que haja conexão com a internet.
Quais são os serviços da Carteira de Trabalho Digital?
Antes de descobrir como fazer a Carteira de Trabalho Digital, é importante verificar quais são os serviços disponíveis. Veja, a seguir, a relação com as principais funções da plataforma:
- As contribuições com o FGTS;
- Todo o histórico trabalhista;
- Os valores do Abono Salarial;
- Consultar quais são os prazos e valores do BEm;
- Realizar a solicitação do Seguro Desemprego.
Veja também: CTPS Digital fora do ar: O que acontece e quais as possíveis soluções
Como fazer o download da Carteira de Trabalho Digital?
Agora que conhece todas as principais funções da Carteira de Trabalho Digital, é o momento de descobrir o seguinte: como realizar o download da plataforma em seu dispositivo. Veja.
- Primeiramente, faça o download da Carteira de Trabalho Digital no smartphone, disponível para
- Android e iOS;
- Clique no botão “Entrar”;
- Informe qual é o número do CPF e a senha de acesso;
- Autorize o acesso aos seus dados pessoais.
Contudo, caso não tenha um login de acesso no Portal GOV.BR, é necessário criar uma conta. Isso significa que o aplicativo irá solicitar o número do CPF, nome completo, endereço de e-mail e telefone.
Leia todos os termos e condições da plataforma e, se aceitar, clique no botão de confirmação. Assim que finalizar esse procedimento, a plataforma solicitará todos os dados referentes a Carteira de Trabalho Digital. Enfim, o seguinte passo a passo deve ser feito:
- Selecione o botão “continuar”;
- Preencha corretamente todos os dados solicitados;
- Valide o registro dos dados.
Pronto! Agora é possível acessar todos os dados e funções da Carteira de Trabalho Digital.
Veja também: Abono salarial não habilitado? Saiba o que aconteceu e o que fazer