Empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil: como funciona?

Entenda como o beneficiário pode ter acesso ao consignado

A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória para estender o empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil. Porém, as dúvidas que surgem são sobre como funciona a modalidade de crédito. Entenda!

Após edição do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), a MP entrou em vigor no mês de março permitindo que beneficiários do Auxílio Brasil possam contratar empréstimos consignados no mercado, assim como quem recebe benefícios do INSS.

Já nesta última quarta-feira, dia 29 de junho, a Câmara dos Deputados votou o texto e aprovou a extensão da Medida Provisória, fazendo com que fique próximo de se tornar lei definitiva no Brasil.

Empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil: como funciona?
Empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil: como funciona? (Foto: Serasa.com.br)

O relator da matéria na Câmara foi o deputado Bilac Pinto (União-MG). Ele destaca que essa modalidade permite menor risco para quem está emprestando dinheiro, enquanto quem está contratando o crédito ganha o benefício dos juros baixos.

“Como as prestações são descontadas automaticamente da folha de pagamentos, o risco de inadimplência passa a ser menor. Em consequência, as taxas cobradas dos clientes bancários são significativamente mais baixas do que em outras espécies de operações”, escreveu em seu parecer.

Como funciona o empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil?

Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que consiste em empenhar determinada porcentagem da folha de pagamento como pagamento da parcela mensal.

Isto é, ao contratar um empréstimo consignado o beneficiário poderá comprometer até 45% do benefício mensal para pagamento de parcelas de crédito.

Ou seja, sem risco para a instituição financeira que está emprestando dinheiro, pois o pagamento mensal será descontado direto na folha de pagamento do benefício.

Dessa forma, o benefício do Auxílio Brasil já chegará com o desconto do empréstimo.

O consignado possui juros que variam em média de 2,14% a 3,06% ao mês, taxas bastante inferiores aos empréstimos pessoais oferecidos pelos bancos.

O que falta para virar lei?

O empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil está próximo de se tornar lei definitiva, porque resta apenas a votação no Plenário do Senado.

Com a edição do Poder Executivo e aprovação da MP na Câmara, os senadores terão a palavra final sobre a definição, ou não, do texto como lei no Brasil.

Por ter sido o responsável pela Medida Provisória, o presidente da República Jair Bolsonaro já está de acordo com a lei.

APLICATIVO de finanças pessoais GRÁTIS: o jeito fácil de ter CONTROLE FINANCEIRO (no smartphone e no PC)

Com a tecnologia, atividades complexas podem ser transformadas em ações simples do dia-a-dia. Foi pensando nisso que lançamos para todos, o App Guia do Ex-Negativado.

Uma plataforma grátis e intuitiva para você conseguir gerenciar seu dinheiro. Nele você encontra simulador de investimentos (Poupança, Renda Fixa etc.), gerenciador de gastos, cotação de criptomoedas e muitas outras novidades.

E como já dissemos, tudo isso é grátis! Para usar no seu celular ou PC.

Veja o vídeo e descubra como pode ser simples cuidar do seu dinheiro com inteligência! Ah, e claro, baixe o app agora mesmo!

YouTube video

Comentários estão fechados.