Empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil: como funciona?

Entenda como o beneficiário pode ter acesso ao consignado

Anúncio


A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória para estender o empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil. Porém, as dúvidas que surgem são sobre como funciona a modalidade de crédito. Entenda!

Após edição do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), a MP entrou em vigor no mês de março permitindo que beneficiários do Auxílio Brasil possam contratar empréstimos consignados no mercado, assim como quem recebe benefícios do INSS.

Já nesta última quarta-feira, dia 29 de junho, a Câmara dos Deputados votou o texto e aprovou a extensão da Medida Provisória, fazendo com que fique próximo de se tornar lei definitiva no Brasil.

Empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil: como funciona?
Empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil: como funciona? (Foto: Serasa.com.br)

O relator da matéria na Câmara foi o deputado Bilac Pinto (União-MG). Ele destaca que essa modalidade permite menor risco para quem está emprestando dinheiro, enquanto quem está contratando o crédito ganha o benefício dos juros baixos.

“Como as prestações são descontadas automaticamente da folha de pagamentos, o risco de inadimplência passa a ser menor. Em consequência, as taxas cobradas dos clientes bancários são significativamente mais baixas do que em outras espécies de operações”, escreveu em seu parecer.

Continua depois da publicidade

Como funciona o empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil?

Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que consiste em empenhar determinada porcentagem da folha de pagamento como pagamento da parcela mensal.

Continua depois da publicidade

Isto é, ao contratar um empréstimo consignado o beneficiário poderá comprometer até 45% do benefício mensal para pagamento de parcelas de crédito.

Ou seja, sem risco para a instituição financeira que está emprestando dinheiro, pois o pagamento mensal será descontado direto na folha de pagamento do benefício.

Dessa forma, o benefício do Auxílio Brasil já chegará com o desconto do empréstimo.

O consignado possui juros que variam em média de 2,14% a 3,06% ao mês, taxas bastante inferiores aos empréstimos pessoais oferecidos pelos bancos.

O que falta para virar lei?

O empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil está próximo de se tornar lei definitiva, porque resta apenas a votação no Plenário do Senado.

Com a edição do Poder Executivo e aprovação da MP na Câmara, os senadores terão a palavra final sobre a definição, ou não, do texto como lei no Brasil.

Por ter sido o responsável pela Medida Provisória, o presidente da República Jair Bolsonaro já está de acordo com a lei.

APLICATIVO de finanças pessoais GRÁTIS: o jeito fácil de ter CONTROLE FINANCEIRO (no smartphone e no PC)

Com a tecnologia, atividades complexas podem ser transformadas em ações simples do dia-a-dia. Foi pensando nisso que lançamos para todos, o App Guia do Ex-Negativado.

Uma plataforma grátis e intuitiva para você conseguir gerenciar seu dinheiro. Nele você encontra simulador de investimentos (Poupança, Renda Fixa etc.), gerenciador de gastos, cotação de criptomoedas e muitas outras novidades.

E como já dissemos, tudo isso é grátis! Para usar no seu celular ou PC.

Veja o vídeo e descubra como pode ser simples cuidar do seu dinheiro com inteligência! Ah, e claro, baixe o app agora mesmo!

Carregando comentários aguarde...
...
...