Veja quando receber seguro-desemprego e como consultar

O seguro desemprego é um benefício disponível para os trabalhadores que tiveram a rescisão dos contratos

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Quando receber seguro-desemprego ─ Os brasileiros vivem em um período de crise econômica pelo país. Considerando esse fato, muitos precisam dar entrada nos benefícios disponíveis pelo governo para trabalhadores desempregados. Nesta data (17/12), o Guia do Ex-Negativado mostra quando o benefício está disponível para desempregados.

Veja quando receber seguro-desemprego

Muitos trabalhadores têm feito o questionamento sobre quando receber seguro-desemprego, referente ao benefício, que é pago de 3 a 5 parcelas de maneira alternada ou contínua, conforme o tempo trabalhado.

Critérios exigidos

Para receber os valores do benefício, o profissional deve atender os seguintes requisitos:

  • Ter ganhado remunerações consecutivas nos últimos 6 meses;
  • Não estar ganhando nenhum benefício do INSS, com exceção da pensão por morte ou auxílio acidente;
  • Ter atuado, no mínimo, 6 meses nos últimos 36 meses;
  • Estar desempregado quando da solicitação do benefício;
  • Não ter renda própria para o sustento de si mesmo e dos familiares.

O pagamento da primeira parcela do abono acontece 30 dias depois da solicitação e os demais pagamentos serão mensais, a contar do dia do recebimento do primeiro valor do benefício.

Veja também: Valor do seguro-desemprego 2021: Aprenda como calcular parcelas

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Como solicitar o seguro-desemprego?

Veja quando receber seguro desemprego
Veja quando receber seguro desemprego – Foto: Canva

Depois de ser demitido sem justa causa, o profissional precisa receber um formulário de solicitação do abono, em duas vias, adequadamente preenchido. Com esse documento em mãos, será necessário se dirigir, portanto, em uma das agências de entrega e apresentar a seguinte documentação:

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  • Formulário de solicitação do seguro;
  • Comprovante de cadastro no PIS/Pasep;
  • Carteira de trabalho;
  • RG, certidão de casamento, carteira de habilitação, passaporte, certificado de reservista ou certidão de nascimento;
  • TRCT adequadamente quitado;
  • CPF;
  • Últimos holerites ou recibos de pagamento;
  • Documentos CDED/RSDED;
  • Declaração de levantamento dos depósitos no extrato comprobatório ou FGTS.

Você pode solicitar o abono em diversos locais de sua região, portanto, incluindo delegacia do trabalho, PoupaTempo, agências do trabalhador, agências regionais, postos municipais e estaduais do SINE, agências credenciadas da Caixa Econômica, entre outros.

Vale destacar que a Caixa possui um aplicativo exclusivo para os profissionais de todo o Brasil, chamado Caixa Trabalhador. Nesta plataforma, é possível, então, consultar informações do abono salarial e do seguro-desemprego sem sair de casa.

Veja também: Entenda como fazer o cartão cidadão e veja os benefícios disponíveis

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

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