Cartão de crédito pode reduzir o limite? Entenda o que acontece

Os cartões de crédito são a uma das formas de pagamento mais utilizadas atualmente, pois permite o parcelamento com baixa de juros quando comparados a financeiras.

Anúncio


Ponta Grossa, 20 de março de 2022 – Cartão de crédito pode reduzir o limite? ─ Fazer compras com o cartão de crédito, dependerá do limite disponível, que pode aumentar ou reduzir com base no histórico de pagamentos. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado traz as principais informações sobre o assunto.

Cartão de crédito pode reduzir o limite?

Os cartões de crédito são a uma das formas de pagamento mais utilizadas atualmente, pois permite o parcelamento com baixa de juros quando comparados a financeiras. Além disso, facilitam para os estabelecimentos que não precisam recorres a troco ou se arriscar com cédulas falsas.

Mas para que uma boa compra seja feita, é preciso que o limite seja suficiente. O histórico de pagamento influencia diretamente no valor de limite disponibilizado pelo banco. De acordo com o portal UOL, o banco pode reduzir o limite de maus pagadores.

Limite do cartão

É importante ter em mente que os bancos não saem disponibilizando limites altos para pessoas aleatórias, todo um estudo é feito. É analisada a renda e o perfil do consumidor, seu histórico de compras e dividas, histórico de financeiro, ser está inserido em cadastros negativos, entre outros.

Com base nessas informações é feito o calculo para limite do cartão de crédito, que poderá ser usado para compras à vista e parceladas. Como esse limite depende da renda, é importante que se houver alterações na renda o banco seja informado, para que alterações sejam feitas.

Continua depois da publicidade

Veja também: Cartão Carrefour não aumenta limite; entenda o que fazer

Continua depois da publicidade

Afinal, cartão de crédito pode reduzir o limite?

Cartão de crédito pode reduzir o limite?
Cartão de crédito pode reduzir o limite? – Foto: Canva

Se o banco perceber alguma alteração ou irregularidade na forma de uso de cartão, o limite pode ser reduzido. Como o uso para muitas compras de forma a pagar parcelado, gastos descontrolados, o cliente parcelar ou pagar um valor diferente do total da fatura todos os meses. Ou ainda se o usuário do cartão perder o emprego ou sofrer redução na renda.

A instituição poderá solicitar a redução do limite do cartão ainda se for constatado um cadastro negativado no Serasa ou SPC, ou qualquer outra situação que aumentem o risco na oferta do crédito.

São os bancos que fazem a análise e ofertam o crédito aos clientes, assim, podem também reduzir o limite de crédito do cliente. No entanto, o usuário deve ser informado com antecedência, tanto da redução do limite, quanto das razões que levaram a tal decisão.

Como evitar a redução de limite

Para manter o limite de sue cartão e evitar que seja reduzido, é importante fazer o pagamento integral da parcela em dias. Além disso, mantenha seu comprovante de renda atualizado no seu cadastro. Evite, por conseguinte, acumular financiamentos e empréstimos, e tente não fazer muitas compras de forma parcelada.

Organização

Mantendo sua fatura paga em dias, atualizando os dados cadastrais referentes a renda, e principalmente tendo uma boa organização financeira para evitar o endividamento, seu limite não será reduzido e seu perfil com o banco continuará favorável.

Veja também: Conheça a profissão que trabalha em escritório e ganha bem

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...