Como contestar uma compra no cartão de crédito? Veja como funciona

A maioria dos pedidos de contestação pode ser feita pelo aplicativo do banco emissor do cartão

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Você já se deparou com alguma cobrança indevida na sua fatura de cartão de crédito? Isso tem sido cada vez mais frequente aqui no Brasil, gerando muita dor de cabeça para o consumidor. Pensando nisso, o Blog Guia do Ex-Negativado vai mostrar hoje (26/11) como contestar uma compra no cartão de crédito.

A contestação ou chargeback ocorre de forma direta, ou seja, entre o cliente e o banco emissor do cartão. Dessa forma, o consumidor pode contestar uma compra em duas situações:

  • Não reconhecimento de compra;
  • Em casos específicos que justifiquem a devolução do pagamento.

Como contestar uma compra no cartão de crédito

Como contestar uma compra no cartão de crédito
Como contestar uma compra no cartão de crédito, veja como funciona. Foto: Canva Pro

O pedido de contestação costuma variar de acordo com o banco. Desse modo, para entender melhor como funciona, veja a seguir como pode ser feita uma contestação de compra utilizando o aplicativo de alguns bancos:

Banco do Brasil

1 – Abra o aplicativo do BB e vá em “Menu”;

2 – Escolha a opção “Cartão”;

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3 – Selecione “Consultar fatura”;

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4 – Agora, clique em “Contestar compra não reconhecida”;

5 – Escolha o cartão;

6 – Clique em “Contestar transação”;

7 – Escolha a compra;

8 – E por fim, clique em “Contestar”.

Itaú

1 – Acesse o app Itaú;

2 – Clique em “Compras recentes”;

3 – Agora selecione a opção “Reportar problema”;

4 – Por fim, siga o passo a passo informado.

Caixa

1 – Acesse o app da Caixa;

2 – Procure seu histórico de compras;

3 – Selecione a compra não reconhecida;

4 – Clique em “Contestar”;

5 – Siga o passo a passo que aparecerá na tela.

Santander

1 – Abra o aplicativo Santander;

2 – Vá até o menu;

3 – Escolha a opção “cartões”;

4 – Selecione “Fatura”;

5 – Clique na compra;

6 – Agora clique em “Não reconheço essa compra”;

7 – Siga o passo a passo para finalizar o processo de contestação.

Diferença entre contestação e cancelamento

Num primeiro momento, pode parecer a mesma coisa, mas a verdade é que a contestação e o cancelamento são usados para situações diferentes.

A contestação, como já explicado anteriormente, deve ser feita em casos de fraude ou algum desacordo entre o comprador e vendedor.

O cancelamento é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, o consumidor tem até 7 dias para se arrepender da compra e devolver o produto.

O prazo de devolução do dinheiro e outras condições costuma variar de acordo com a loja.

Então, resumidamente falando, uma contestação de compra ocorre na maioria das vezes em casos de fraude. Já o cancelamento, está mais associado a alguma insatisfação pessoal do cliente.

Em todo caso, nunca é demais estar sempre atento a qualquer oferta suspeita antes de fazer uma compra. Isso vale principalmente para as compras online, que são as mais fáceis de serem manipuladas por criminosos.

Sendo assim, procure sempre conhecer previamente a reputação das lojas do seu interesse e certificar-se de que o ambiente onde ocorrerá a transação de compra é seguro.

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