Usar o cartão de crédito de forma inteligente: 4 dicas para não perder dinheiro

Saber como usar o cartão de crédito de forma inteligente é o primeiro passo para evitar problemas na vida financeira. Essa forma de pagamento é a principal causa de inadimplência dos brasileiros.

Anúncio


Salvador, 14 de abril de 2022 Como usar o cartão de crédito de forma inteligente ─ O cartão de crédito é um excelente aliado para as finanças pessoais. Através dele, é possível fazer as compras a prazo, seja em estabelecimentos digitais ou físicos. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado apresenta dicas para usá-lo de forma inteligente.

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente

Saber como usar o cartão de crédito de forma inteligente é o primeiro passo para evitar problemas na vida financeira. Essa forma de pagamento é a principal causa de inadimplência dos brasileiros.

Quem escolhe se o cartão de crédito é um amigo ou inimigo das finanças é o próprio titular. Afinal, mesmo que ele ofereça diversas vantagens para os consumidores, é necessário ter cuidado para não entrar em uma grande bola de neve.

O primeiro cuidado é avaliar a necessidade do parcelamento de uma compra. Nem todas as compras devem ser parceladas. Quando o titular parcela diversas compras, essas dívidas vão se acumulando, até que uma hora fica impossível pagá-las. Então tome cuidado!

Só faça compras em sites seguros

Quando o consumidor possui um cartão de crédito, as compras online são uma das vantagens adquiridas. Entretanto, antes de inserir os dados e finalizar a transação, é necessário verificar se o site é ou não confiável.

Continua depois da publicidade

Infelizmente, existem muitas pessoas mal intencionadas, e esse número vem crescendo na internet. Entretanto, ao mesmo tempo que os ataques cibernéticos acontecem, a segurança das plataformas também aumenta!

Continua depois da publicidade

Para evitar cair em golpes, os usuários devem verificar o selo de segurança do site, também conhecido como SSL. E esse é um aspecto simples de analisar, basta conferir se a URL possui a sequência HTTPS://. Além disso, verifique se o site possui o cadeado.

Veja também: Cartão de crédito do Carlinhos Maia: como fazer para ter um?

Evite compras impulsivas

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente
Como usar o cartão de crédito de forma inteligente / Fonte: Canva Pro

O cartão de crédito dá uma falsa impressão de que temos mais dinheiro, mas isso não é uma verdade. Nunca faça uma compra sem ter certeza de que pode pagá-la futuramente.

Antes de passar o cartão de crédito na maquininha ou colocar os dados em um site, responda o seguinte: preciso mesmo do produto ou serviço? Ou é só uma vontade?

Se a resposta for uma vontade, evite, portanto, realizar a compra. Afinal, trata-se de um impulso, que pode comprometer as finanças.

Estabeleça um limite de compras mensais

Os titulares devem manter um limite mensal de gastos. É importante que esse limite seja de até 50% da receita líquida. Dessa forma, é possível evitar gastos que não pode pagar.

Não atrase o pagamento da fatura

Evite atrasar o pagamento da fatura, já que os juros são altos. É importante, então, estar atento à data de vencimento.

Veja também: Parcelar fatura Nubank: como funciona? Vale a pena? Entenda tudo

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

Carregando comentários aguarde...
...
...