Como calcular o gasto de gasolina por mês? Entenda os valores

Comparar o consumo de gasolina de um carro atual com um carro novo é uma das dúvidas mais comuns na hora de trocar de carro.

Anúncio


Ponta Grossa, 19 de março de 2022 ─ Como calcular o gasto de gasolina por mês? ─ O Guia do Ex-Negativado traz informações relevantes, neste conteúdo, a respeito do cálculo de gasolina por mês de um carro, uma vez que com o valor alto é necessário que fiquemos preparados ao abastecer e colocar este dinheiro nas finanças.

Como calcular o gasto de gasolina por mês do seu veículo

Comparar o consumo de gasolina de um carro atual com um carro novo é uma das dúvidas mais comuns na hora de trocar de carro. E para considerar como calcular o gasto de gasolina por mês, precisamos lembrar de 3 variáveis ​​básicas para realizar essa conta.

Elas são:

X: quilometragem do veículo com tanque cheio;
Y: quilometragem com tanque de combustível vazio;
Z: O número de litros para encher o tanque.

Conhecendo essas variáveis, basta colocá-las na fórmula abaixo para calcular o combustível consumido: Consumo = (Y – X) / Z.

Continua depois da publicidade

Vejamos um exemplo para entender melhor como funciona na prática. Digamos que você encha o tanque do seu carro com gasolina e coloque 55.450 milhas no hodômetro.
Então, quando chegou a hora de recarregar novamente, a quilometragem era de 55.850. São necessários 40 litros para encher o tanque de combustível. Basta inserir esses dados na fórmula.

Continua depois da publicidade

Seria algo assim:

Consumo de combustível = (55.850 – 55.450) / 40;
Consumo de combustível = 10 km/l.

Nesse caso, o consumo de combustível do carro é de 10 quilômetros por litro. Para saber quanto você vai gastar por mês, basta encontrar sua quilometragem mensal e multiplicá-la pelo custo por litro de combustível.

Por exemplo, digamos que você dirija 40 quilômetros por dia. Em um mês de 30 dias, percorrerá 1.200 quilômetros. Levando em conta o consumo que calculamos anteriormente, você precisa de 120 litros de gasolina por mês.

O passo final é multiplicá-lo pelo preço do combustível perto de sua casa. Então, se o preço fosse 5,60 reais, você gastaria 672,00 reais por mês em combustível.

O que faz um veículo consumir mais combustível?

Agora que você já sabe como calcular o gasto de gasolina por mês, é importante entender que alguns carros consomem mais combustível do que outros. As informações de consumo do veículo são um item importante a ser considerado antes da compra para que seus bolsos não sejam comprometidos.

Mas quando o consumo de combustível é superior ao normal, as razões para esse aumento devem ser observadas.

Além disso, considere também a alta dos valores. De acordo com o G1, a Petrobras divulgou um aumento de 8,7% da gasolina nos postos do país.

Veja também: Saiba quanto custa uma moto biz 2022 e ficha técnica

Pneus mal calibrados

Como calcular o gasto de gasolina por mês do seu veículo
Como calcular o gasto de gasolina por mês do seu veículo (Foto: Canva Pro)

Você sabia que cerca de 20% do seu consumo de combustível é devido aos pneus? isto está correto. Os pneus são o único ponto de contato do carro com o asfalto e, quando estão vazios, rolam com mais força e exigem mais combustível.

Dependendo do uso, uma calibração a cada 15 dias é um bom caminho a percorrer. Além disso, eles devem estar bem alinhados e devidamente equilibrados.

Usar ar condicionado

Não há nada como ligar o ar condicionado para se refrescar em um dia quente, certo? No entanto, use com cautela. Aumenta o consumo porque exige que o motor funcione.

Falta de manutenção

A manutenção e substituição de componentes do veículo, como velas de ignição, filtros de combustível e tubos de escape, são fundamentais para a conformidade com o consumo de combustível.

É fundamental ficar atento ao período de revisão para que você não incorra em cobranças desnecessárias. Porque depois de como calcular o gasto de gasolina por mês, você terá que colocar nas finanças o conserto do veículo.

Obs: Para um cálculo mais certeiro do seu consumo, lembre-se de consultar os valores da gasolina de acordo com sua região.

Veja também: Quanto gasta de energia um ar condicionado? Entenda o cálculo

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Carregando comentários aguarde...
...
...