Como economizar água e reduzir a conta: confira dicas para praticar diariamente

Saiba como é possível reduzir o gasto com a água

Anúncio


A crise hídrica no Brasil não é uma novidade. Além disso, o país enfrenta secas piores a cada ano em diversas regiões. O cenário conhecido no Nordeste já é uma realidade em grandes cidades e estados como São Paulo que vêm sofrendo com a escassez e o racionamento de água. Com todos esses percalços, as taxas tendem a aumentar e fazer diferença no bolso quando a conta chega. Tendo isso em vista, confira nessa quarta-feira (06/10) dicas sobre como economizar água.

Com estratégias simples, o consumo de água pode ser diminuído. Assim, a redução na conta certamente vai acontecer. Confira, portanto, formas inteligentes e eficientes para consumir esse recurso natural imprescindível de forma mais consciente.

Dicas sobre como economizar água

Economizar é sinônimo de planejamento e melhorias futuras. No caso da água, além de reduzir a conta, a economiza gera benefícios para o meio ambiente.

Desse modo, confira agora mesmo dicas que fazem total diferença e que deve sem praticadas diariamente, você vai sentir a diferença no bolso, pode apostar!

Leia também: Conta muito alta? Saiba agora mesmo como economizar energia elétrica; confira dicas

Continua depois da publicidade

Utilize a água da chuva

Como economizar água e reduzir a conta: confira dicas para praticar diariamente
Como economizar água e reduzir a conta: confira dicas para praticar diariamente – Imagem: Divulgação Canva Pro

Um dos maiores desperdícios de água potável é com relação às tarefas domésticas, como lavagem da casa, carro, varandas e calçadas.

Continua depois da publicidade

Se você costuma lavar o seu veículo e/ou a sua calçada com mangueira, experimente substituir pela água da chuva. Separe um recipiente para armazenar água quando chover, você pode colocá-lo embaixo da calha.

Se em sua região demora para chover, você pode substituir a mangueira por baldes, assim o gasto de água ainda será menor do que utilizando a mangueira.

Troque o vaso sanitário

Algumas descargas, principalmente de vasos mais antigos, utilizam cerca de 6 litros de água. De forma massiva esse consumo representa um grande desperdício.

Dessa forma, é interessante substituir vasos sanitários com descargas convencionais por modelos mais avançados e econômicos.

Use menos a máquina de lavar roupas

Muitas pessoas lavam as roupas mais de duas vezes por semana. O recomendado, dessa forma, é que a lavagem aconteça uma vez por semana com uma quantidade de roupas maior.

Portanto, junte as peças e lave todas de uma vez só.

5 minutos de banho

Pode parecer pouco tempo, mas 5 minutos é suficiente para o banho. Ademais, é interessante desligar o chuveiro na hora de passar o sabonete e lavar o cabelo.

De modo semelhante, feche a torneira ao escovar os dentes e ensaboar a louça.

Leia ainda: Cartão de crédito Atacadão é bom? Confira agora mesmo informações importantes e saiba como solicitar o seu

FGTS LIBERADO EM 15 BANCOS: Entenda de vez como contratar empréstimo com o FGTS

Você sabia que é possível contratar empréstimo com o FGTS? Essa opção tem sido interessante para brasileiros que buscam começar um negócio próprio, trocar uma dívida mais cara por uma mais barata ou, quem sabe, investir em qualquer outro projeto particular.

Nesse contexto, diversos bancos aparecem oferecendo possibilidades ao consumidor. Portanto, entenda melhor sobre o assunto.

Carregando comentários aguarde...
...
...