Como economizar energia elétrica em casa? Entenda as dicas financeiras

Em julho de 2021, a Agência Nacional de energia elétrica anunciou um aumento exponencial no valor da conta de luz, com um reajuste de 52%.

Anúncio


Ponta Grossa, 23 de março de 2022 – Como economizar energia elétrica em casa ─ Economizar energia elétrica, mais do que uma necessidade para se reduzir custos, é uma forma de conscientização ambiental. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado te dá dicas efetivas de como economizar energia elétrica em sua casa.

Como economizar energia elétrica em casa

Em julho de 2021, a Agência Nacional de energia elétrica anunciou um aumento exponencial no valor da conta de luz, com um reajuste de 52%. Devido a isso, o valor de cada 100 kWh passou de pouco mais de R$6,20 para quase R$9,50.

Esse valor assustou muitos brasileiros, que já consideravam a energia elétrica cara, e agora, precisam pensar muito bem antes de comprar e usar seus eletrodomésticos.

De acordo com o G1, muitos eletrodomésticos costumam ser os principais inimigos na conta de luz, e em muitos casos, nem são tão necessários ou utilizados, mas se mantém constantemente conectados na tomada dos lares de muitos brasileiros. Dentre eles, temos o chuveiro elétrico, o forno elétrico, ar-condicionado, fogão elétrico, e por aí vai.

Como economizar energia com os eletrodomésticos em casa?

A conta de energia é um gasto inevitável, e justamente por isso, não deve ser atrasado. Isso não significa que você não possa reduzir custos, e com o aumento do valor do kWh, reduzir, então, o consumo desnecessário é uma obrigação de todo brasileiro.

Continua depois da publicidade

A principal fórmula para se conseguir pagar cada vez menos na sua conta de luz é por meio da mudança de hábitos. Vamos abordar alguns deles, então, além de outras medidas que podem te ajudar a tornar a conta de luz mais acessível.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto gasta um PC ligado 24h por dia? Entenda o custo previsto

1- Mantenha os eletrodomésticos não utilizados fora da tomada

Como economizar energia elétrica em casa
Como economizar energia elétrica em casa – Imagem: Canva Pro

Muitas pessoas têm o hábito de deixar micro-ondas, computadores e carregadores de celular conectados a todo momento na tomada. Esse tipo de prática afeta consideravelmente o valor da conta de luz, e pode, portanto, ser facilmente contornada com a mudança de hábito, mantendo os eletrônicos não utilizados desligados ou mesmo desconectados da tomada.

2- Cuidado com os vilões da energia elétrica

Como já mencionado, chuveiros e fornos elétricos costumam ser grandes adversários, devido ao seu alto consumo de energia. Por isso, use-os somente quando necessário, mantenha fora da tomada se possível e na hora de comprar um, não deixe de pesquisar sobre o seu consumo. Isso te fará economizar muito!

3- Tire proveito da luz natural

Deixar lâmpadas acesas sem necessidade é, portanto, um dos hábitos mais prejudiciais ao bolso do brasileiro, e um dos mais recorrentes. Por isso, se você não se encontra em determinado cômodo da casa, mantenha a luz apagada e quando possível, opte por locais com boa iluminação natural.

Reduzir a conta de luz em casa é possível!

Com essas dicas, você já pode, então, dar o primeiro passo na redução da sua conta de energia, e pagar preços bem mais acessíveis. Energia elétrica é uma necessidade, mas nem por isso você precisa pagar valores absurdos por ela.

Veja também: Empréstimo na conta de luz: saiba onde contratar e como funciona

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...