Como fazer economia de combustível em veículos? Entenda essas dicas

Com a alta no preço do combustível, diversos motoristas têm como objetivo diminuir esses gastos. Existem aqueles que recorrem a métodos mágicos para que o automóvel consuma menos gasolina.

Anúncio


Ponta Grossa, 09 de abril de 2022 ─ Economia de combustível em veículos ─ Atualmente, com o aumento do combustível, os consumidores estão buscando maneiras de economizar nos valores. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado apresenta dicas para economizar com o combustível.

Economia de combustível em veículos

Com a alta no preço do combustível, diversos motoristas têm como objetivo diminuir esses gastos. Existem aqueles que recorrem a métodos mágicos para que o automóvel consuma menos gasolina.

Outros condutores recorrem a métodos mais simples, mas extremamente eficazes. Ou seja, existem diferentes maneiras de economizar neste aspecto. E, o melhor, os resultados são sentidos no bolso!

De acordo com o UOL, a economia de combustível em veículos é uma possibilidade, desde que os condutores respeitem algumas regras e conheçam os mitos ao redor do assunto.

Otimizadores funcionam?

Existem diversos otimizadores na internet que prometem reduzir o consumo de etanol e gasolina, mas isso é um mito. Em alguns testes, foi possível perceber que o processo não funciona.

Continua depois da publicidade

Mesmo que o princípio dos otimizadores seja diferente, não existe nenhuma comprovação que eles funcionam. Portanto, caso queira economizar no combustível, lembre-se que não existe uma solução milagrosa.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto gasto com transferência de veículo? Entenda os valores

Realize manutenção no veículo

Economia de combustível em veículos
Economia de combustível em veículos – Imagem: Pixabay

Caso queira economizar no combustível, é essencial realizar manutenções periódicas no veículo. Afinal, existem vários aspectos que aumentam o consumo, como velas gastas, filtros sujos e cabos de ignição ruins.

É essencial que todos esses itens estejam em bom estado para diminuir o consumo do combustível. A Injeção Eletrônica também deve estar funcionando corretamente, ou seja, sem nenhum tipo de falha ou engasgo.

Modo de dirigir

A princípio, quanto mais o condutor acelera, maior será o consumo de combustível do veículo. O modo de dirigir adotado pelo motorista faz toda a diferença para quem quer economizar.

Em algumas situações, é necessário pisar no acelerador. Entretanto, sempre que possível, pressione levemente o comando.

Em alguns automóveis, é possível verificar luzes indicativas para mudar a marcha, por exemplo, e isso auxilia no consumo.

Câmbio na banguela

Outro mito que muitos motoristas acreditam está relacionado ao câmbio na banguela.

Afinal, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, essa prática não faz nenhuma diferença na economia do combustível.

Nesta situação, é necessário manter o veículo engrenado, mas descer sem pisar no acelerador.

É essencial seguir esse procedimento. Afinal, o sistema de ignição praticamente não alimenta o veículo neste momento, fazendo com que ele funcione em marcha lenta.

Evite os congestionamentos

As cidades grandes sofrem com os congestionamentos, e o combustível também. Afinal, com o tempo gasto estando parado, o consumo chega a dobrar!

Não há como prever que as estradas estão congestionadas. Entretanto, sempre que possível, evite essas estradas e veja com antecedência o local.

Veja também: Cálculo de combustível para viagem; entenda como fazer

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...