O que o banco faz com o dinheiro da poupança? Entenda como funciona

Saiba detalhes sobre a caderneta de poupança

Anúncio


É fato que a caderneta de poupança é o investimento mais popular entre os brasileiros há várias décadas, afinal, foi criada ainda durante o período imperial no Brasil. Mesmo com tanto tempo no mercado, uma das dúvidas que surgem é sobre o que o banco faz com o dinheiro da poupança. E como o rendimento funciona? É o que explicaremos hoje (20/02).

Estima-se que aproximadamente 70% dos brasileiros com conta em banco possuem pelo menos alguma quantia guardada na caderneta de poupança, já que este é um tipo de investimento de renda fixo que é visto como seguro e fácil de se aplicar.

Todos os bancos brasileiros devem oferecer aos seus clientes acesso à conta poupança, esta que é uma caderneta regulada pelo Banco Central – sendo este o responsável por definir suas regras, sobretudo quanto será o rendimento.

o que os bancos fazem com o dinheiro da poupança
O que o banco faz com o dinheiro da poupança? Entenda como funciona (Foto: Canva Pro)

Mas, o que o banco faz com o dinheiro da poupança?

Sobre essa dúvida, existe regras que visam regular o destino dos recursos aplicados por clientes na poupança por cada banco que oferece o serviço.

Além de oferecer rendimento aos investidores, a poupança possui um papel social importante dentro do mercado financeiro brasileiro.

Continua depois da publicidade

Isso porque, 65% dos recursos que são aplicados na caderneta precisam ser obrigatoriamente destinados ao mercado imobiliário brasileiro.

Continua depois da publicidade

Em termos práticos, significa dizer que a maior parte do dinheiro que um consumidor deposita na poupança será destinado para conceder financiamentos para outros consumidores que desejam adquirir um imóvel próprio, por exemplo.

Rendimento da poupança

Outra dúvida se dá por conta de como é feito o cálculo para o rendimento da caderneta de poupança.

Nesse caso, também existem regras limitantes para a rentabilidade que será oferecida aos clientes que aplicam valores na caderneta.

O valor máximo que a poupança pode chegar é exatamente o patamar em que se encontra agora: 0,5% ao mês e 6,7% ao ano.

Essas condições chegam aos usuários quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano – sendo que agora ela se encontra em 10,75% ao ano.

Quando a taxa básica de juros do Brasil está em até 8,5%, isso quer dizer que a poupança terá rendimento de 70% da Selic + Taxa Referencial. Ou seja, a remuneração será de 0,48% ao mês.

Garantias da poupança

A caderneta de poupança possui garantia junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Isso significa que se o banco em questão vier a falir, o consumidor terá até R$ 250 mil devolvidos pelo Fundo. Essa é a quantia máxima a ser garantida para cada CPF.

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...