Quanto custa um kwh enel? Entenda os valores e gastos previstos

Saber quanto custa um kwh enel é uma dúvida comum para os consumidores que não deixam de pagar a conta de energia.

Anúncio


Ponta Grossa, 23 de março de 2022 – Quanto custa um kwh enel – Pagar a conta de energia é prioridade, afinal, esse recurso é indispensável. Dessa forma, clientes Enel a fim de economizar na conta de luz se perguntam quanto custa o kwh da empresa. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado responde essa dúvida com todos os detalhes.

Quanto custa um kwh enel

Saber quanto custa um kwh enel é uma dúvida comum para os consumidores que não deixam de pagar a conta de energia. A empresa atua no setor energético do país, desde a geração até a comercialização de energia elétrica, integrando os estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará.

De acordo com o G1, em 2021 a Aneel aprovou um reajuste de 9,4% em média para as tarifas da Enel SP. Assim, as novas tarifas ficarão um pouco mais altas, impactando diretamente na vida do consumidor.

No entanto, para ter o valor exato de quanto custa um kwh enel, é preciso analisar o estado, bandeira ativa e a classe do imóvel para verificar a correspondente tarifa para um kwh.

Para o fornecimento de baixa tensão – B1 no Rio de Janeiro, custa 0,22450 reais na bandeira ativa amarela de 0 a 30kwh. No subgrupo rural – B2, para a mesma bandeira e estado custa 0,64213 R$/kwh.

Continua depois da publicidade

Esses dados, todavia, levam em conta a tarifa vigente há um ano atrás, em 15 de março de 2021.

Continua depois da publicidade

Veja também: Financiamento na conta de luz; entenda como funciona e critérios

Quais os Tributos Federais Enel?

Quanto custa um kwh enel
Quanto custa um kwh enel – Imagem: Divulgação Canva Pro

Para repassar os tributos federativos ao consumidor, a Enel cobra alíquotas com cerca de 1,65% para o Programas de Integração Social (PIS) e 7,6% para a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) – programas para o qual o governo destina a arrecadação.

No entanto, a alíquota não é cumulativa, o que trará variações de acordo com o volume de créditos conferidos no mês. Além disso, a variação também dependerá dos custos adquiridos no período, assim como o fornecimento para revenda.

Quais os Tributos Estaduais Enel?

A Enel cobra os tributos estaduais com base na cobrança do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Assim, a tributação é diretamente repassada para a conta que chega ao consumidor.

As cobranças acontecem da seguinte forma:

  • Consumidores residenciais que usam até 50 KWh não precisam arcar com a tributação;
  • residenciais que usam entre 51KWh e 299 kWh pagam 18% do imposto;
  • Consumidores residenciais que usam entre 300 kWh e 450 kwh pagam 31% do imposto;
  • Consumidores residenciais que ultrapassam 450 kwh pagam 32% do imposto.

Veja também: Fatura de cartão pode ser comprovante de residência? Entenda aqui

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...