Como abrir uma empresa simples? Entenda as principais dicas e estratégias

Ao querer dar o primeiro passo na abertura do primeiro negócio, muitas pessoas se questionam sobre como abrir uma empresa simples.

Anúncio


Ponta Grossa, 25 de março de 2022 – Como abrir uma empresa simples – Embora não haja muitas complicações, na hora de abrir uma empresa algumas pessoas podem ter várias dúvidas. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado traz todos os detalhes para quem deseja saber como abrir uma empresa simples.

Como abrir uma empresa simples

Ao querer dar o primeiro passo na abertura do primeiro negócio, muitas pessoas se questionam sobre como abrir uma empresa simples. O processo é relativamente fácil, desde que o empreendedor se atente e siga todos os processos burocráticos.

A Forbes Brasil, ao trazer dicas sobre como abrir o próprio negócio depois de largar o emprego, afirma que começar pelos motivos certos e pelo o que se é apaixonado em fazer é fundamental. Assim, o empreendedor começa com o pé direito na criação da sua empresa, mesmo que seja simples, sendo essencial para alcançar o sucesso.

Contudo, para iniciar nesse negócio, o empreendedor precisa entender o tipo de empreendimento que quer iniciar. No caso da empresa simples, há um regime tributário mais simplificado para essa modalidade, desde que estejam dentro da máxima de rendimento anual em R$ 4,8 milhões.

Além de se enquadrar na modalidade, outros passos deverão ser seguidos para evitar haver erros futuros com a empresa.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto custa abrir uma empresa MEI? Veja o passo a passo

Continua depois da publicidade

Definir o tipo de empresa

Como abrir uma empresa simples
Como abrir uma empresa simples (Foto: Freepik)

Para saber como abrir uma empresa simples, antes de mais nada, o empreendedor precisa definir o tipo de empresa. Se será MEI, ME ou EPP, por exemplo. Isso porque cada uma possui requisitos diferentes para abertura, além de instruções próprias para ter uma empresa.

Recolher impostos para o Regime Tributário

Ao escolher uma empresa Simples Nacional, o empreendedor terá mais facilidade na hora de arcar com os tributos e as alíquotas cobradas. No regime tributário do Simples Nacional, a empresa tem um pacote de impostos a pagar mensalmente, todos contidos no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Indicar a atividade da empresa (CNAE)

Para abrir uma empresa, o empreendedor também precisa definir o CNAE da empresa – que será a atividade a qual ela vai exercer. Cada atividade tem um número de identificação, em que o negócio terá a atividade principal e secundária.

Encaminhar as documentações da empresa nos órgãos indicados

Para efetivar a abertura da empresa, as documentações desta devem ser encaminhadas aos órgãos competentes.

As documentações exigidas irão depender da cidade onde se localiza o empreendimento, pois cada prefeitura tem uma exigência diferente. Porém, no geral, todas irão solicitar os documentos pessoais do empreendedor e conforme as exigências sejam compridas, a criação do CNPJ será realizada para abertura da empresa.

Veja também: Saiba como abrir um CNPJ MEI e de forma totalmente gratuita

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...