O que você vai saber!
A franquia O Boticário é extremamente popular entre os brasileiros quando falamos em redes de cosméticos e perfumaria, tendo um modelo de negócio solidificado para seus franqueados, mas, quanto custa para abrir uma loja da marca? É o que vamos ver hoje (06/01) no blog Guia do Ex-Negativado.
A marca O Boticário é genuinamente brasileira e foi fundada em 1977, passando a ingressar no sistema de franchising nacional a partir dos anos 1980. Mas, ingressou como filiado da Associação Brasileira de Franchising somente em 1992.
Com 30 anos de atuação no franchising brasileiro, a rede de cosméticos e perfumes ostenta o posto de maior franquia do país, com dezenas de premiações pelo sucesso de seu modelo de negócio.
Não à toa, são mais de 3.800 unidades franqueadas ativas neste momento, sendo que desse número 179 lojas foram abertas em países estrangeiros, mostrando o sucesso da marca mesmo fora do Brasil.
Quanto custa para abrir uma loja da franquia O Boticário?
Em 30 edições do prêmio oferecido pela Associação Brasileira de Franchising, a rede O Boticário recebeu em 26 ocasiões o selo de excelência em franquia.
Ou seja, o interessado em investir em uma loja dessa rede deve saber que está entrando em um negócio sólido. Portanto, o investimento tende a ser alto para conquistar a lucratividade que é possível de ser alcançada em cada unidade ativa.
A O Boticário publicamente detalha pouco sobre os valores necessários para abrir uma loja ou quanto é possível faturar.
Entretanto, a própria rede explica, através do site oficial da ABF, que é necessário um investimento mínimo de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para abrir uma loja, que seria um quiosque.
Os valores podem chegar aos R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) se o modelo de negócio escolhido for uma das lojas de grande porte em shoppings centers.
Dentre royalties e taxas de publicidade e marketing, o franqueado terá uma lucratividade de 10% sobre o faturamento – que não é divulgado oficialmente. O payback é de 18 a 36 meses.
O que é preciso para conseguir abrir uma loja da franquia?
Além de ter capacidade financeira de realizar um investimento com esse porte, a rede faz as seguintes exigências para quem quer virar franqueado:
– Ter experiência de pelo menos 12 meses no varejo;
– Dedicar-se aos negócios da franquia;
– Ser identificado com o segmento de produtos da marca;
– Capacidade de investir com recursos próprios;
– Graduação na área de gestão de negócios ou similares.
Aprenda a fazer fotos e edições profissionais usando o seu celular e comece
a faturar em dólares, trabalhando com os maiores bancos de imagens do
mundo. Baixe Grátis o e-book: Como Fazer da Fotografia com Celular um
Negócio Lucrativo.