MEI atrasado 2 anos; entenda como regularizar e parcelamentos

A falta de informações ou esquecimento pode levar ao atraso do MEI, e nessas condições, algumas atitudes são imprescindíveis para evitar dívida ativa.

Anúncio


MEI atrasado 2 anos ─ O valor de cobrança mensal pelo DAS é uma forma de imposto que garante ao empreendedor alguns benefícios. É importante mantê-lo em dia para evitar dívida ativa com o Governo Federal. Nesta data (07/03), o Guia do Ex-Negativado traz as informações importantes sobre o assunto.

MEI atrasado 2 anos, e agora?

O documento de arrecadação do Simples Nacional – DAS – é um orçamento relacionado ao imposto que os microempreendedores individuais pagam. Trata-se de um custo fixado e, em 2022, tem uma variação de R$56 a R$61 por mês. O pagamento deve ser realizado todo o mês, até dia 20.

É através dos impostos pagos que ocorre o que chamamos de arrecadação para o INSS. Isso significa que por meio do pagamento de contribuição, você está investindo em sua aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade, auxílio reclusão e, inclusive, o benefício de pensão por morte.

De forma resumida, é a maneira simples de se proteger em caso de imprevistos, acidentes ou, até mesmo, para se aposentar.

O que acontece quando não paga o MEI

A principal razão para que os microempreendedores paguem o documento de simples nacional é que, desse modo, a empresa está em dia!

Continua depois da publicidade

Por conseguinte, a falta do pagamento dos boletos podem promover a geração de débitos, cancelando automaticamente o CNPJ. Contudo, esse fato só acontece posteriormente a 24 meses sem baixa de pagamentos. Uma consequência disso é não poder mais realizar a emissão de notas fiscais.

Continua depois da publicidade

Depois que ocorre o cancelamento do CNPJ, os débitos passam a fazer parte do CPF, presentes na dívida ativa da União, e quem começa a dever é você, e não seu MEI.

Veja também: Novo limite de faturamento MEI já está em vigor? Entenda aqui

Restrições no nome

MEI atrasado 2 anos, e agora?
MEI atrasado 2 anos, e agora? – Foto: Canva

Em ambas as situações, o microempreendedor encontrará muitas dificuldades em obter empréstimos ou créditos relativos a financiamentos no mercado financeiro. Por conseguinte, irregularidades em relação à contribuição também causa problemas com a previdência social.

Por isso, se estiver em débito, não há como pedir aposentadoria ou auxílios disponíveis para o MEI. Os principais prejuízos são:

  • perda do benefício da previdência social;
  • maior tempo para a aposentadoria;
  • cancelamento do CNPJ;
  • débitos com a União – Dívida Ativa da União;
  • juros e multas relativos à inadimplência.

Como parcelar o MEI em atraso?

O microempreendedor individual que estiver adquirindo débitos em pendência de pagamento, podem buscar a alternativa de negociação de dívidas, inclusive, a partir de condição especial.

Se a intenção é resolver essa questão, então, o microempreendedor pode buscar a solução de forma online, negociando através de plataformas específicas como o portal PGMEI e MEI Fácil. Não é preciso, portanto, dirigir-se até um âmbito físico.

Através das páginas eletrônicas, é possível, portanto, buscar opções de parcelamento e de negociação da dívida, regularizando toda a situação financeira.

Veja também: Quais são os benefícios do MEI? Saiba também sobre os direitos perdidos

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Carregando comentários aguarde...
...
...