Como administrar melhor o seu dinheiro? Entenda as 3 dicas essenciais

A educação financeira é indispensável para que as pessoas possam controlar melhor seus gastos e despesas mensais.

Anúncio


Ponta Grossa, 14 de abril de 2022Como administrar melhor o seu dinheiro? ─ Para melhores finanças pessoais, nada melhor do que um bom planejamento e metas motivadoras. Com o Guia do Ex-Negativado e as ferramentas certas (e um pouco de disciplina), você poderá alcançar a independência financeira.

Como administrar melhor o seu dinheiro?

Algumas atitudes são essenciais na hora de administrar melhor o seu dinheiro. De acordo com o G1, a educação financeira é indispensável para que as pessoas possam controlar melhor seus gastos e despesas mensais. Dessa forma, é possível obter a saúde das finanças.

1. Faça um retrato da sua situação financeira

Para ter uma visão completa da sua situação financeira e administrar bem o seu dinheiro, faça o seu balanço pessoal. Para fazer isso, liste o que lhe pertence, seus ativos e o que você deve, seus passivos ou dívidas. Para ajudá-lo, você pode usar ferramentas de gerenciamento online. O app do Guia do Ex-Negativado pode ser uma delas.

Veja também: Finanças e Astrologia: Saiba qual signo vai ficar rico em 2022

2. Defina seus objetivos financeiros

Como administrar melhor o seu dinheiro?
Como administrar melhor o seu dinheiro? – Imagem: Canva Pro

Você quer comprar sua primeira casa, comprar um carro ou viajar muito? Todos esses são objetivos motivadores, mas têm um custo. Se você deseja realizar seus projetos, deve começar definindo metas financeiras e sabendo gerenciar seu orçamento. Ao definir seus objetivos, é preciso pensar no curto, médio e longo prazo.

Continua depois da publicidade

Suas metas de curto prazo são o que você deseja alcançar nos próximos meses ou até mesmo em um ano. Você quer economizar o suficiente para sair da casa dos seus pais e morar em um apartamento? Para comprar um carro? Pagar pela sua próxima sessão de estudos? Esses são exemplos de metas de curto prazo.

Continua depois da publicidade

Suas metas de médio prazo são os projetos que você deseja alcançar em um horizonte de dois a cinco anos. Comprar a primeira casa e abrir um negócio são exemplos de metas de médio prazo.

Suas metas de longo prazo geralmente são projetos de um período mais demorado. Sem surpresa, o exemplo perfeito é a aposentadoria. Se a ideia de se preparar para a aposentadoria não é muito empolgante aos 20 anos, saiba que quanto mais cedo você começar a se preparar para a sua, menos sentirá os efeitos no seu portfólio.

Estabelecer seus objetivos financeiros permitirá que você determine os valores que precisa economizar para alcançá-los.

Essas somas também lhe darão uma ideia melhor das estratégias de economia em que se concentrar. Por exemplo, você pode configurar um sistema de economia automática mensal que redireciona suas economias diretamente para sua poupança.

3. Faça um orçamento

O orçamento pessoal é uma ferramenta simples para atingir metas de curto, médio e longo prazo. As suas vantagens são inúmeras: uma grande ajuda na gestão do seu dinheiro, permite-lhe controlar as suas receitas e despesas e obter uma visão clara da sua situação financeira.

Fazer um orçamento não necessariamente rima com “apertar o cinto”. É mais um exercício para ver para onde está indo seu dinheiro e encontrar quantias que você pode reservar para realizar seus projetos.

Tenha em mente que um orçamento bem-sucedido é um orçamento que você pode respeitar. Ao estabelecer metas financeiras e uma estratégia para alcançá-las, você ficará muito mais motivado a cumprir seu orçamento. Resistir a comprar um suéter novo é muito mais fácil quando você sabe que está economizando para comprar um carro novo.

Veja também: Como economizar dinheiro ganhando 1500 reais? Entenda as finanças

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

Carregando comentários aguarde...
...
...