Como comprar um apartamento sozinha? Entenda o passo a passo

Um apartamento é um imóvel que pode ser mais acessível do que uma casa, a depender de cada caso.

Anúncio


Ponta Grossa, 17 de março de 2022 – Como comprar um apartamento sozinha – Se tornar independente e conseguir comprar o primeiro lar é o sonho de muitas mulheres. Contudo, para dar esse próximo passo, nada melhor do que algumas dicas de ouro para escolher o imóvel ideal. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado detalha por onde começar.

Como comprar um apartamento sozinha

Muitas mulheres que desejam começar o novo ciclo de ter o seu próprio lar, se perguntam
sobre como comprar um apartamento sozinha. Com isso, apesar de ser mais fácil do que muitas imaginam, buscar por informações precisas e fazer um bom planejamento é indispensável.

Um apartamento é um imóvel que pode ser mais acessível do que uma casa, a depender de cada caso. Além disso, para quem está indo morar sozinha e ainda não se sente tão segura em um local mais privado, a vizinhança abrangente de um prédio pode ser um ótimo fator.

Mas a compra de um imóvel requer, sobretudo, muita cautela e responsabilidade nos detalhes.

Veja também: Comprar ou alugar um imóvel? Descubra o que mais vale a pena pra você

Continua depois da publicidade

1. Considere a compra de um apartamento usado

Como comprar um apartamento sozinha
Como comprar um apartamento sozinha – Imagem: Canva Pro

Ao longo da pandemia, de acordo com os dados levantados pelo G1, por meio das informações da Pesquisa do Mercado Imobiliário, uma média de 47 mil novos apartamentos e casas foram vendidas entre 2020 e 2021. 

Continua depois da publicidade

Mas se a pretensão é escolher opções mais baratas, um apartamento já usado pode ser uma ótima alternativa de compra.

2. Pesquise sobre a imobiliária previamente

Se já há uma imobiliária em mente, então o próximo passo será pesquisar sobre a mesma. Conferir se é uma empresa de credibilidade e já com atuação firme no mercado imobiliário é imprescindível.

Também é indicado que o cliente sempre busque por projetos prontos da construtora, para ter uma ideia da qualidade da construção, caso seja um apartamento ainda em planta.

3. Saiba como será feito o pagamento do apartamento

Para quem ainda não tem o dinheiro completo da compra, uma opção é fazer um financiamento do imóvel. Isso pode ser feito com uma instituição financeira, em que o cliente escolherá a melhor forma de parcelar a sua compra imobiliária.

Por outro lado, não se pode esquecer de juntar dinheiro para a entrada, indispensável na maioria das compras de imóveis. Além do mais, o dinheiro também será necessário para cobrir taxas a parte do valor do imóvel.

4. Organize os documentos

Por fim, organize todos os documentos necessários para a compra do apartamento, pois será fundamental. Além dos documentos pessoais, a imobiliária poderá requerer documentos como:

Comprovante de renda;
Declaração do Imposto de Renda;
Certidão do estado civil;
Comprovante de residência e entre outros.

Veja também: Confira os documentos para fazer o Cadastro Único; veja a lista

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...